Vice-prefeita de Taboão da Serra, Érica Franquini, deixa MDB e se filia ao Republicanos

A vice-prefeita de Taboão da Serra, Érica Franquini, anunciou nesta semana sua filiação ao Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas e do ex-prefeito de Embu das Artes, Ney Santos. A mudança marca uma reviravolta no cenário político da região. Até então, Érica estava no MDB, legenda à qual havia se filiado há pouco mais de um ano.
“Quero expressar minha profunda gratidão ao Republicanos e agradecer também ao meu amigo Ney Santos e à deputada Ely Santos por terem me acolhido e aberto as portas para que eu pudesse continuar minha trajetória com ainda mais força e determinação. Esse apoio foi fundamental e marcou um novo capítulo da minha caminhada”, declarou a vice-prefeita em nota.
Segundo pessoas próximas à gestão municipal, a decisão de Érica contou com o aval do prefeito Engenheiro Daniel. “Quero também agradecer ao prefeito Engenheiro Daniel pelo apoio, pela parceria e pela confiança ao longo dessa trajetória”, acrescentou.
Apesar de destacar a nova filiação, a vice-prefeita também fez questão de reconhecer sua passagem pelo MDB. “Agradeço de coração ao MDB, que sempre me recebeu com carinho, respeito e acolhimento. Em especial, minha imensa gratidão ao Baleia Rossi e ao Caruso, que estiveram presentes, me apoiaram e fizeram a diferença em tantos momentos importantes”, afirmou.
Nos bastidores, entretanto, lideranças ligadas ao MDB avaliam a mudança como positiva, mas com potenciais repercussões políticas em toda a região.
Além de Érica Franquini, o prefeito de Embu-Guaçu, Neguinho do Conselho, também se filiou ao Republicanos durante o evento em Brasília, realizado na segunda-feira (25), que contou com a presença de Marcos Pereira, presidente nacional do partido, e Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados.
O ato foi prestigiado por autoridades regionais, como o prefeito de Taboão da Serra, Engenheiro Daniel, o prefeito de Embu das Artes, Hugo Prado, o presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, Abel Arantes, além de diversos vereadores. Também participaram os presidentes municipais do Republicanos em Embu das Artes e Itapecerica da Serra, Pastor Marco Roberto e Jones Donizette, respectivamente.
Durante o evento, foi confirmado que Érica Franquini assumirá a presidência do Republicanos em Taboão da Serra e também será a nova coordenadora regional da mulher do partido, reforçando a representatividade feminina na sigla.
O fortalecimento do Republicanos na Grande São Paulo é visto como parte de uma estratégia para ampliar a influência da legenda e dar suporte à pré-candidatura do governador Tarcísio de Freitas à Presidência da República no próximo ano.