ViaQuatro dá início às obras do Metrô com implantação do primeiro canteiro da Linha 4-Amarela em Taboão da Serra
Taboão da Serra entrou oficialmente na fase de obras do projeto de expansão da Linha 4-Amarela do Metrô. A ViaQuatro iniciou, na última sexta-feira, dia 12, a implantação do primeiro canteiro de obras da futura Estação Taboão da Serra, etapa que simboliza o começo da mobilização operacional do empreendimento que levará o sistema metroviário ao município.
A instalação do canteiro ocorre após a conclusão do processo de contratação da construtora responsável e o avanço das negociações relacionadas às desapropriações necessárias. Neste momento inicial, cerca de 50 trabalhadores já atuam no local, executando serviços de preparação do terreno, montagem de estruturas provisórias e organização logística para as próximas fases da obra.
A ampliação da Linha 4-Amarela prevê a construção de 3,3 quilômetros de túneis, além de duas novas estações, Chácara do Jockey, na capital paulista, e Taboão da Serra, levando o ramal além dos limites do município de São Paulo. Em Taboão, a estação será integrada a um terminal de ônibus, promovendo conexão direta com o transporte coletivo municipal.
Segundo a concessionária, outros canteiros de obras serão implantados gradualmente, conforme o cronograma do projeto. O próximo ponto de apoio está previsto para a região da Avenida Professor Francisco Morato, onde funcionará o canteiro administrativo da expansão.
Quando concluída, a Linha 4-Amarela passará a contar com 13 estações e 16,1 quilômetros de extensão, ligando a estação Luz, no centro da capital, a Taboão da Serra. A futura estação do município terá dois acessos, plataformas de 132 metros, elevadores, escadas rolantes, bicicletário e integração com ciclovia, além de um terminal rodoviário projetado para 22 ônibus. Em alguns trechos, as escavações poderão atingir até 25 metros de profundidade.
O investimento total da expansão está estimado em R$ 3,2 bilhões, sendo mais de 90% financiados pelo Governo do Estado de São Paulo. O restante será custeado pela concessionária, responsável também pela aquisição de novos trens e pela operação do trecho. O contrato foi formalizado após aditivo firmado com a agência reguladora estadual, que estendeu a concessão da ViaQuatro até 2060.
As obras utilizarão o Método Austríaco de Tunelamento, reconhecido pela segurança em áreas urbanas densas. O projeto também incorpora diretrizes de sustentabilidade e acessibilidade, com sistemas de drenagem, iluminação eficiente, reaproveitamento de água da chuva, uso de energia renovável, rampas, elevadores e sinalização adequada.
Com o início das obras, Taboão da Serra passa a integrar de forma definitiva o mapa do Metrô paulista, em um avanço considerado estratégico para a mobilidade urbana e o desenvolvimento regional.