Vereador de Taboão da Serra critica decisão de Tarcísio de Freitas de suspender exames laboratoriais no município

Vereador Enfermeiro Rodney
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
O vereador Enfermeiro Rodney criticou duramente a decisão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de suspender a realização de exames laboratoriais pelo sistema estadual nas unidades básicas de saúde de Taboão da Serra.
Durante pronunciamento na sessão da Câmara Municipal de Taboão da Serra na tarde desta terça-feira, dia 6, Rodney classificou a medida como um ato de desrespeito com a população da cidade e afirmou que a decisão foi tomada sem diálogo com os prefeitos da região.
“Os prefeitos do Conisud até tentaram conversar com o governador para que ele não retirasse os exames da nossa cidade, mas não teve conversa. Fica aqui a minha crítica ao governador Tarcísio de Freitas, que comprometeu um serviço essencial”, declarou o parlamentar.
Segundo o vereador, o serviço era realizado com coleta nas UBSs e posterior processamento no laboratório da SEAC Leste, vinculado ao Hospital Geral do Pirajuçara (HGP).
“Esses exames, como ureia, creatinina, hemograma, potássio e sódio, aqueles que a população faz no dia a dia, eram levados por motoqueiros até o Hospital Geral de Pirajuçara. Depois, os resultados voltavam às UBSs. Agora, isso acabou. Foi por conveniência ou por não gostar da nossa população”, criticou Rodney.
Apesar da suspensão, Rodney garantiu que os moradores de Taboão da Serra não serão prejudicados. Segundo ele, uma lei de sua autoria, já sancionada pelo prefeito Engenheiro Daniel, autoriza a criação de um laboratório municipal ou conveniado para manter os atendimentos.
“Graças à nova legislação, o serviço vai continuar. As coletas nas UBSs serão mantidas e os exames processados por um novo laboratório conveniado. Conversei com o prefeito e ele garantiu que os resultados sairão mais rápido do que antes, quando chegavam a demorar 15 ou até 20 dias”, afirmou.
O vereador ainda destacou avanços recentes na área da saúde, como a implantação de eletrocardiogramas com laudo imediato nas UBSs, resultado de outra lei de sua autoria, o Setembro Vermelho.
“Temos hoje o resultado do eletrocardiograma na hora. Antes demorava até 60 dias. São grandes avanços que mostram nosso compromisso com a saúde pública”, disse.
Enfermeiro Rodney finalizou reafirmando que a população pode ficar tranquila. “Os exames laboratoriais continuarão sendo feitos em Taboão da Serra. Temos uma lei, temos vontade política e temos um prefeito que respeita a saúde pública.”