Ventania já deixa mais de 11 mil imóveis sem energia em Taboão da Serra e 24 mil em Embu das Artes
Árvore de grande porte caiu sobre um ônibus de transporte privado na frente da Sercom
Os fortes ventos que atingiram a capital e a Região Metropolitana de São Paulo na manhã desta quarta-feira (10) causaram uma série de transtornos, deixando mais de 11 mil imóveis sem energia em Taboão da Serra, segundo a Enel.
Outras cidades da região também sofrem com a falta de energia. Embu das Artes está com mais de 24 mil imóveis o fornecimento, em Itapecerica da Serra já são 15 mil imóveis afetados. Os dados são referentes ao 12h44 desta quarta-feira, dia 10.
Uma árvore de grande porte caiu em cima de um ônibus na frente da Sercom. Não há informações sobre feridos até o momento.
Em toda Grande SP são mais de 900 mil imóveis sem energia, derrubando árvores, interrompendo serviços públicos e obrigando ao fechamento de parques e alteração de voos. Em Taboão da Serra e cidades vizinhas, moradores também relataram falta de luz e queda de galhos em vias movimentadas.
As rajadas ultrapassaram 80 km/h, segundo a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Mirante de Santana, na Zona Norte. O fenômeno foi provocado pela entrada de um ciclone extratropical no Sul do país, que canalizou ventos intensos para toda a região metropolitana.
De acordo com o mapa de energia da Enel, 904.273 clientes estavam sem luz até o meio-dia. Somente na capital paulista, 572.856 imóveis permaneciam no escuro. Em nota, a concessionária afirmou estar sendo “afetada por fortes rajadas de vento desde a madrugada, com a entrada de um ciclone extratropical pelo Sul do País”. A empresa informou ainda que, em diversos pontos, “a rede elétrica foi atingida por objetos, galhos e árvores, prejudicando o fornecimento de energia”.
Taboão da Serra também registrou reflexos do temporal
Moradores de Taboão da Serra relataram interrupções no fornecimento de energia, especialmente nos bairros do Pirajuçara, Jd. Saint Moritz, Parque Pinheiros e região central. Houve ainda registros de queda de galhos em vias públicas, exigindo atenção redobrada de motoristas e pedestres. Apesar dos relatos, não houve feridos.
A Defesa Civil de Taboão da Serra permanece em monitoramento e orienta a população a evitar áreas com fiação exposta e árvores instáveis. O telefone da Defesa Civil é o 199.