Três escolas da região aderem ao modelo cívico-militar; Taboão da Serra fica de fora da lista

EE Eduardo Vaz Doutor em Embu das Artes
Três escolas da região sudoeste da Grande São Paulo — localizadas em Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Juquitiba — foram confirmadas entre as unidades que adotarão o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre. A lista oficial foi publicada nesta terça-feira (29) no Diário Oficial do Estado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Nenhuma escola de Taboão da Serra foi contemplada nesta etapa.
As instituições selecionadas são:
PEI Escola Estadual Doutor Eduardo Vaz, em Embu das Artes
PEI Escola Estadual Jardim do Carmo, em Itapecerica da Serra
Escola Estadual Bairro das Palmeiras, em Juquitiba
Essas escolas estão entre as 100 unidades que passarão a integrar o Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM), que prevê beneficiar cerca de 50 mil estudantes em todo o estado.
O modelo foi aprovado por meio de consultas públicas com a participação da comunidade escolar. Votaram pais, mães ou responsáveis por estudantes menores de 16 anos, além de alunos com mais de 16, professores e funcionários das escolas. Para validar a adesão, cada unidade precisou atingir o quórum de 50% mais um dos votos, além da maioria ser favorável à proposta.
Segundo dados divulgados pela Seduc-SP, mais de 106 mil votos foram computados, com 87% de aprovação para o novo modelo. Em três escolas, a aprovação foi unânime, com 100% dos votos válidos favoráveis.
As unidades que aderirem ao programa seguirão normalmente o Currículo Paulista. A Secretaria da Educação será responsável por selecionar os monitores que atuarão dentro das escolas. Já a Secretaria da Segurança Pública prestará apoio no processo, verificando a ficha de antecedentes dos candidatos e possíveis processos administrativos ou criminais, mesmo que ainda não concluídos.