º
Domingo,
07 de Setembro de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
5 de maio de 2022

Tradicional Reza de Santa Cruz é realizada no Cruzeiro, em Itapecerica da Serra

Divulgação | PMIS



Na tarde de terça-feira, dia 3, ocorreu a tradicional Reza de Santa Cruz em Itapecerica da Serra, que teve início no Brasil na época do seu descobrimento, sendo popularmente espalhada pelos Jesuítas portugueses.

Em território itapecericano, o Padre Belchior de Pontes difundiu o costume, sem saber da grandiosidade que o evento religioso viria a ter nos dias atuais.

As orações foram conduzidas pelos padres Alberto Gambarini e Alexandre Matias; além de homenagear Dona Clementina Mandu, (Dona Tina), uma das mulheres mais importantes para manter a tradição da Reza de Santa Cruz na cidade, e que faleceu em 23 de julho de 2021, vítima da covid-19.

As pessoas mais antigas da cidade contavam que um dia, em frente à casa do sítio de Zoraide Eva das Dores, parteira da vila, um andarilho pediu algo para comer. Dona Zoraide, com bondade, deu um prato de comida ao pedinte, mas as crianças do lugar sentaram-se ao lado dele também com fome. Mesmo faminto, ele deu toda a comida a elas. Quando Zoraide saiu de casa para repreender as crianças, o homem havia desaparecido.

Essa história se espalhou, os moradores começaram a rezar o terço no local onde hoje se encontra o Cruzeiro, e a tradição perdura até os dias atuais, completando mais de 90 anos. Todos os anos, no dia 3 de Maio, os munícipes se reúnem no local para rezar o terço, estar em comunhão com a comunidade e celebrar a misericórdia de Deus.





2022FéItapecerica da SerraPadre Belchior de PontesReza de Santa Cruz
Notícias Relacionadas
  • Esporte

    Itapecerica da Serra promove 1ª Virada Esportiva ItapAtiva com dois dias de atividades gratuitas
  • Tráfico de Drogas

    Polícia apreende mais de 20 kg de cocaína em residência em Itapecerica da Serra
  • Educação

    Vestibulinho 2026 das Etecs tem inscrições a partir de 10 de setembro em Taboão da Serra e região; confira as datas
  • Região

    Linha de transmissão da Enel deixa 300 mil imóveis sem energia e afeta Embu das Artes e Itapecerica da Serra
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6