º
Quarta-Feira,
11 de Fevereiro de 2026
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
21 de julho de 2024

Terremoto no Chile causou tremores em Taboão da Serra e Embu da Artes e outras 60 cidades brasileiras, diz USP

Maioria dos tremores foi registrada em São Paulo, mas também no Rio de Janeiro, Maranhão, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal

Eduardo Toledo

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade


 



 

Na última quinta-feira, dia 17, um terremoto de 7,4 graus de magnitude que atingiu Antofagasta, no Chile, foi sentido por pelo menos 62 cidades brasileiras, entre elas Taboão da Serra e Embu das Artes, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

Moradores de São Paulo relataram sentir reflexos do tremor. Além do estado de São Paulo, também houve registros dos tremores no Maranhão, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal.

O sismólogo do Centro de Sismologia da USP, Bruno Collaço explicou por que o tremor que ocorreu no Chile foi sentido em São Paulo.

“Isso acontece porque São Paulo está numa bacia sedimentar e os sedimentos têm a característica de amplificar as ondas sísmicas, na passagem das ondas sísmicas. Então eles amplificam as amplitudes. Isso, aliado ao fato do sismo ter ocorrido à noite, quando as pessoas estavam num momento mais calmo do dia, em casa, descansando, aumentaram as chances das pessoas sentirem esse evento”, disse Collaço.

Ainda de acordo com a USP, não há motivos para preocupação com danos estruturais causados por esses tremores no Brasil.

Veja a lista das cidades

São Paulo

– Americana
– Araraquara
– Assis
– Barueri
– Cajamar
– Campinas
– Carapicuíba
– Cruzeiro
– Diadema
– Embu das Artes
– Ferraz de Vasconcelos
– Franca
– Franco da Rocha
– Guarulhos
– Hortolândia
– Indaiatuba
– Itaquaquecetuba
– Ituverava
– Jandira
– Jundiaí
– Lins
– Lorena
– Marília
– Mauá
– Mogi das Cruzes
– Mogi Mirim
– Nova Odessa
– Osasco
– Ourinhos
– Porto Feliz
– Praia Grande
– Registro
– Ribeirão Preto
– Rio Grande da Serra
– Santa Branca
– Santana de Parnaíba
– Santo André
– Santos
– São Bernardo do Campo
– São Caetano do Sul
– São Carlos
– São João da Boa Vista
– São José dos Campos
– São Paulo
– São Vicente
– Sorocaba
– Taboão da Serra
– Taubaté
– Ubatuba
– Valinhos
– Várzea Paulista

Santa Catarina

– Chapecó
– Florianópolis
– Palhoça
– São José

Paraná

– Campo Mourão
– Londrina
– Maringá

Rio de Janeiro

– Resende
– Volta Redonda

Distrito Federal

– Brasília

Maranhão

– Chapadinha




 



2024Centro de SismologiaChileEmbu das ArtesSão PauloTaboão da SerraTerremotoUSP
Notícias Relacionadas
  • Falso Atentado

    Justiça de Taboão da Serra interroga réus por falso atentado contra ex-prefeito Aprígio em 2024
  • Entretenimento

    Doce Cabana recebe festa com música ao vivo e ação solidária no Parque Laguna
  • Política

    Lei da deputada Analice Fernandes garante protetores auriculares para crianças com TEA na rede pública estadual
  • Política

    Centro TEA de Taboão da Serra será construído na região do Pazzini com prazo estimado de até 18 meses
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

desenvolvido por

www.flokin.com.br
11 99428-5956
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6