Templo Guaracy de Embu das Artes realiza premiação
O Templo Guaracy e o jornal O GuaracYano organizam no próximo dia 31 de julho, no Espaço Cultural Mataganza, em Embu das Artes, a cerimônia de entrega do Prêmio Guaracyano 2010.
A premiação foi o resultado de uma pesquisa inédita realizada no ano de 2009 com o objetivo de identificar jovens, entre 18 e 40 anos, que desenvolvem trabalhos importantes em favor da Umbanda no Brasil e no mundo. Dentre diversos líderes espirituais que merecem reconhecimento, a comissão composta por brasileiros, europeus e norte americana, escolheu o sacerdote Ricardo Barreira como aquele que receberá das mãos do babalorixá Carlos Buby, o Prêmio Guaracyano 2010.
Ricardo Barreira, aos 32 anos, é Sacerdote do Templo de Umbanda Cacique Thunan, Fundador do Instituto Sócio Cultural Umbanda Fest e Presidente da Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo "Reino de Oxalá".
Dentre suas contribuições podemos citar a criação em 1996 de um boletim que daria origem ao jornal Umbanda Sagrada, com o objetivo de unir a comunidade umbandista bauruense e desmistificar a religião na cidade; a fundação do "Macumba" (Movimento de Ação Comunitária Umbandista) que tinha como meta desenvolver obras sociais; a fundação do Instituto Sócio Cultural Umbanda Fest, responsável pela maior festa cultural das religiões afro-brasileiras, reunindo grandes nomes artísticos do segmento; a organização das campanhas “ Umbanda, eu visto esta camisa” e “ Sou umbandista e respeito a Natureza”; além de inúmeras palestras em escolas e faculdades desmistificando a religião e explicando seu tríplice aspecto: espiritual, artístico-cultural e ecológico.
Para o diretor espiritual e fundador do Templo Guaracy, Carlos Buby:“Há mais de quatro décadas tenho percebido que as maiores resistências enfrentadas pela nossa Umbanda não são os preconceitos externos e sim os equívocos praticados por alguns bem intencionados umbandistas. O desejo de provar que a Umbanda é uma religião comprometida com o bem é tão grande no coração desses irmãos, que muitas vezes extrapola o bom senso e acaba se transformando em “guerras” contraditórias, fundamentadas em verdades relativas. Ricardo Barreira tem, ao longo dos anos, demonstrado que é mais consistente elevar o nome da nossa Religião através do trabalho realizado com Ética, do que apenas com discursos futuristas, quase sempre, provedores de confrontos. Trata-se de um jovem Sacerdote umbandista cujo trabalho, à frente do Instituto Umbanda Fest, do Templo Thunan e da Federação Estadual de Umbanda e Candomblé Reino de Oxalá, representa a revitalização dos Valores Sagrados da Umbanda e a inserção dos Cultos afro-brasileiros na compreensão do mundo moderno. A Luz que Guardamos é a mesma que nos Guarda,” completa Carlos Buby.
Não é a primeira vez que um prêmio é concedido pelo Templo Guaracy a pessoas que buscam em suas vidas, não necessariamente religiosas, trazer uma consciência ampliada da Espiritualidade na Natureza e nas Artes. Em 2008, o compositor Paulo Cesar Pinheiro recebeu da instituição o símbolo da Filosofia Guaracyana esculpido em uma pedra verde e cuja foto ilustra um capítulo de seu novo livro” Historias Das Minhas Canções”, lançado este ano pela Editora Leya Brasil.
A cerimônia de entrega do Prêmio Guaracyano acontecerá no Espaço Cultural Mataganza no dia 31 de julho de 2010 . O evento é reservado a imprensa e convidados.