º
Segunda-Feira,
06 de Abril de 2026
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
6 de abril de 2026

Tecnofeudalismo: A Nova Servidão na Era das Redes propõe reflexão inédita sobre o poder das plataformas digitais

Divulgação

Sociólogo e pesquisador Antônio Traldi

Nas últimas décadas, a internet deixou de ser apenas um meio de comunicação para se consolidar como uma das principais estruturas de organização social contemporânea. É nesse contexto que surge a obra Tecnofeudalismo: A Nova Servidão na Era das Redes, do sociólogo e pesquisador Antônio Traldi.

O livro apresenta uma análise crítica sobre as transformações provocadas pela economia digital, propondo uma reflexão provocadora: estaríamos vivendo apenas uma evolução do capitalismo ou o surgimento de um novo sistema social?

Inspirado em bases teóricas clássicas, especialmente nas análises de Karl Marx, o autor investiga como as relações de trabalho, consumo e poder foram profundamente remodeladas pelo avanço das plataformas digitais. Segundo a obra, atividades cotidianas como curtidas, comentários e compartilhamentos deixaram de ser simples interações sociais para se tornarem ativos econômicos valiosos.

Nesse cenário, gigantes da tecnologia acumulam níveis inéditos de influência global, enquanto usuários passam a desempenhar um papel central na geração de valor — muitas vezes sem perceber. A obra levanta, assim, a hipótese de uma nova configuração social, na qual plataformas digitais assumem características semelhantes a estruturas feudais contemporâneas.

Com linguagem acessível e rigor sociológico, Tecnofeudalismo convida leitores, pesquisadores e profissionais da comunicação a refletirem sobre temas fundamentais como liberdade, trabalho, tecnologia e poder no século XXI.

Mais do que oferecer respostas, o livro propõe um debate urgente sobre o futuro das relações sociais em um mundo cada vez mais mediado por algoritmos e dados.

Sobre o autor

Antônio Traldi é sociólogo, professor e pesquisador das transformações sociais contemporâneas. Seus estudos concentram-se nas relações entre tecnologia, economia e poder nas sociedades digitais, com ênfase nos impactos das redes sociais e plataformas digitais nas estruturas tradicionais de organização social.

2026Algoritmos E DadosAntônio TraldiCapitalismo DigitalEconomia DigitalInfluência Das RedesKarl MarxLivro TecnofeudalismoPlataformas DigitaisPoder Das Big TechsPoder Econômico GlobalRedes SociaisSociedade DigitalSociedade Em RedeTecnofeudalismoTecnologia E Sociedade
Notícias Relacionadas
  • Clima

    Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra terão calor e chuva antes da chegada de frente fria
  • Crime

    Homem é preso em flagrante por abuso de enteada de 7 anos em Embu das Artes
  • Educação

    Instituto Fliegen leva palestras sobre universidades no exterior a escolas públicas de Cotia e região
  • Literatura

    Moradora de Taboão da Serra coordena narrativa de livro sobre posicionamento e novas possibilidades de carreira
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

desenvolvido por

www.flokin.com.br
11 99428-5956
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6