Taboão da Serra: Vereador Ronaldo Onishi defende permanência de linhas de ônibus no condomínio João Cândido

O vereador Ronaldo Onishi durante sessão da Câmara Municipal de Taboão da Serra
Durante sessão na Câmara Municipal de Taboão da Serra na tarde desta terça-feira, dia 8, o vereador Ronaldo Onishi fez um apelo pela permanência das linhas de ônibus que atendem o condomínio João Cândido, especialmente as linhas 191 e 845.
A manifestação foi motivada por rumores de que os itinerários poderão ser alterados, o que, segundo ele, prejudicaria diretamente os moradores da região. “Fizemos uma reunião no condomínio João Cândido com a presença dos moradores e do líder Paulo Félix, conhecido pelo movimento do MTST. Uma das pautas discutidas foi justamente a possível alteração dessas linhas de ônibus. Se isso acontecer, trará grandes prejuízos à população, principalmente no que diz respeito à segurança”, afirmou o parlamentar.
Segundo Onishi, os moradores estão apreensivos, principalmente as mulheres, que se sentem vulneráveis diante da crescente violência na região. “As pessoas estão com medo. As mulheres são as maiores vítimas de furtos de celular, de aliança. A saída dessas linhas, além de causar transtornos, agrava ainda mais essa sensação de insegurança”, completou.
O vereador também rebateu os argumentos de que a saída das linhas estaria sendo considerada por falta de estrutura no local. “Se o problema é a estrutura para os motoristas e fiscais, como banheiro ou local de fiscalização, então que se tomem as providências necessárias. Mas não podemos aceitar, calados, a retirada dessas linhas.”
Ronaldo Onishi lembrou que novos empreendimentos habitacionais estão em fase final de entrega naquela região, como os conjuntos Chico Mendes 1, 2, 3 e 4, além dos empreendimentos do MTST e da Cooperativa Habitacional Vida Nova, o que deve aumentar significativamente o número de usuários do transporte público.
“A saída dessas linhas prejudica diretamente os trabalhadores e moradores que utilizam o serviço, principalmente de madrugada, quando os pontos estão mais perigosos e os casos de assaltos se intensificam.”
O vereador agradeceu aos colegas da Casa pela aprovação do requerimento que solicita a permanência das linhas e anunciou que o documento será encaminhado para órgãos competentes, como a Artesp, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, e à Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra, atualmente comandada pelo vereador licenciado Marcos Paulo, além da Viação Pirajuçara.
“Tenho certeza de que até o nosso prefeito é contra essa mudança. Estaremos atentos e vigilantes para que os moradores não sejam prejudicados”, finalizou.