Taboão da Serra terá ambulâncias 24 horas na UPA e no PS Antena para agilizar remoções e ampliar atendimentos
A Prefeitura de Taboão da Serra vai implantar um novo serviço de ambulâncias 24 horas na UPA Akira Tada e no Pronto-Socorro (PS) Antena, com o objetivo de agilizar o transporte de pacientes e ampliar o atendimento nas unidades de urgência e emergência do município. A medida foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Ailton Bogalho, durante entrevista ao Em Off Cast, podcast do Portal O Taboanense.
Segundo o secretário, o serviço não passará por licitação, já que será implementado por meio de aditivo contratual com a organização social que administra as unidades. “Vamos colocar uma ambulância 24 horas no Antena e outra na UPA. O sistema funcionará de forma integrada”, explicou.
A proposta foi aprovada pelo prefeito Engenheiro Daniel e deve começar a funcionar nas próximas semanas. “Na UPA, o serviço já será implantado no próximo mês. No Antena, estamos finalizando os trâmites com a OS responsável”, afirmou Bogalho.
As ambulâncias serão de suporte avançado (UTI móvel) e contarão com médico de plantão. O secretário destacou que, além de facilitar as transferências para hospitais de referência, como o Hospital das Clínicas, o serviço vai reduzir a dependência do SAMU, que atualmente faz grande parte das remoções. “Com uma ambulância exclusiva na unidade, o paciente que precisar de remoção não vai precisar aguardar o SAMU, o que agiliza o atendimento e salva vidas”, observou.
Outro ponto importante é que o médico responsável pela ambulância da UPA também reforçará o atendimento na porta da unidade nos períodos em que não estiver em remoção. “Esse reforço vai aumentar a capacidade de atendimento e reduzir o tempo de espera dos pacientes”, acrescentou Bogalho.
A novidade faz parte de uma série de investimentos na rede municipal de saúde promovidos pela gestão do prefeito Engenheiro Daniel, que recentemente instalou um tomógrafo e um novo aparelho de ultrassom no PS Antena, além de ampliar o número de profissionais e modernizar os equipamentos das unidades de emergência.