Taboão da Serra sedia Conferência Regional de Políticas para Mulheres

Mais de 600 participam da 5ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres em Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
No dia 24 de julho, Taboão da Serra foi a sede da 5ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, um evento que reuniu 640 participantes para debater e construir propostas sobre o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. O encontro foi uma etapa preparatória para a Conferência Nacional.
Organizada pelo Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), a conferência teve como foco a elaboração de políticas públicas a partir do protagonismo feminino. No final, foram eleitas as delegadas que representarão os municípios na fase estadual.
A presidente da Câmara Técnica de Mulheres do Conisud, Ângela Maluf, conduziu a abertura e a primeira palestra, ressaltando “a importância do fortalecimento da participação ativa da sociedade civil nesse processo”.
Debates e propostas
A programação incluiu palestras da Dra. Rosemary, presidente do Conselho da Condição Feminina do Estado de São Paulo, e da psicanalista e escritora Pastora Isabel de Jesus. A comissão organizadora orientou os trabalhos, que incluíram rodas de conversa e a eleição de delegadas. Um ponto de destaque foi a aprovação da inclusão do ODS 18, que trata da eliminação do racismo, em todos os eixos temáticos.
Entre os temas discutidos estavam a saúde integral da mulher, equidade salarial, enfrentamento à violência e a participação política. As propostas aprovadas incluem:
* Ampliação dos serviços de saúde e atendimento humanizado.
* Programas de geração de renda para mulheres vítimas de violência.
* Implantação de delegacias e IMLs 24 horas.
* Fortalecimento da participação política feminina.
* Ações de combate ao racismo.
Durante a plenária final, as representantes da sociedade civil e do poder público foram eleitas para a delegação regional na etapa estadual. Duas moções foram aprovadas por unanimidade: uma de repúdio à realização da etapa estadual online e outra solicitando que o Brasil ratifique a Convenção nº 190 da OIT, sobre violência e assédio no trabalho.
A conferência reforçou o compromisso da região em criar políticas públicas mais inclusivas e eficazes para as mulheres.
O Conisud engloba as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia e Vargem Grande Paulista.