Taboão da Serra se veste de amarelo com a florada dos ipês que antecipa a primavera

Ipê amarelo no Jd. Maria Rosa, em Taboão da Serra
As ruas e avenidas de Taboão da Serra ganharam tons vibrantes de amarelo nos últimos dias. A tradicional florada dos ipês, que costuma ocorrer entre agosto e setembro, já colore diversos bairros da cidade, marcando a transição do inverno para a primavera e coincidindo com as comemorações da Independência do Brasil.
O espetáculo natural pode ser observado em diferentes pontos de Taboão da Serra, do centro ao Pirajuçara, atraindo olhares e registrando o período que antecede a primavera.
Os ipês amarelos (Handroanthus chrysotrichus) são considerados a árvore símbolo do país justamente por florescerem próximos ao 7 de setembro, data de grande importância nacional.
Além da beleza, a espécie nativa brasileira pode atingir até 20 metros de altura, viver mais de cem anos e começar a florescer já no primeiro ano de vida. Por essas características, é indicada tanto para arborização urbana quanto para projetos de reflorestamento.
Curiosidades sobre o ipê
O nome “ipê” vem da língua tupi e significa “casca dura”. Povos indígenas utilizavam sua madeira resistente para fabricar arcos de caça e de defesa.
Outro fato histórico é que, em 1961, o então presidente Jânio Quadros assinou um decreto declarando o ipê amarelo imune ao corte, reforçando a preservação da árvore símbolo do Brasil.