Taboão da Serra se despede de um ícone: fonte luminosa da Praça Nicola é removida

A Prefeitura de Taboão da Serra iniciou na manhã desta quarta-feira, 7, a demolição de um dos pontos mais icônicos da cidade. A fonte luminosa, que brilhou por décadas na Praça Nicola Vivilechio, já não faz mais parte do cenário urbano.
Inaugurada em 1972 pelo então prefeito Ary Dáu, a fonte se tornou símbolo do avanço da urbanização do município e da chegada da água encanada à cidade. Conhecida também como chafariz, enfeitou a praça por quase 53 anos e agora se transforma apenas em lembrança para os moradores.
A estrutura, que um dia foi cartão-postal de Taboão da Serra, agonizou (literalmente) em praça pública. Nas últimas gestões, sem manutenção adequada, o espaço foi sendo abandonado e esquecido.
Na gestão de Evilásio Farias, em 2007, a fonte chegou a ser modernizada com sistemas computadorizados, 180 jatos de água e uma nova casa de bombas, tornando-se palco de espetáculos visuais que marcaram gerações.
Entretanto, após a última reforma realizada em 2013, a falta de manutenção nos anos seguintes levou à sua deterioração. “Minha mãe fez o ensaio de casamento em frente à fonte. É uma ótima lembrança”, afirmou Lucélia Martins, moradora do Jardim Maria Rosa.
Modernização
A remoção faz parte do novo projeto apresentado pelo prefeito Engenheiro Daniel, que pretende transformar a praça em um ambiente mais funcional e moderno. “A ideia é criar um ambiente acolhedor para toda a família, que possa receber grandes eventos culturais e gastronômicos, valorizando a convivência comunitária. A praça voltará a ser um cartão-postal de Taboão da Serra”, destacou o prefeito.

Entre as novidades previstas estão playground, área molhada com piso emborrachado, academia ao ar livre e um telão de LED para exibição de eventos. O secretário de Obras, Edson Galina, garantiu que elementos históricos, como o busto de Dom Pedro I, o monumento à Bíblia e a placa de inauguração, serão preservados. “A proposta alia modernização com respeito à história da cidade”, explicou.
As obras de revitalização haviam sido iniciadas em julho de 2023, durante a gestão do ex-prefeito Aprígio, mas foram interrompidas. Com a retomada em março de 2024, a previsão é de conclusão até setembro. Parte do investimento será feito com recursos municipais e, segundo a prefeitura, há estudos para parcerias com a iniciativa privada.
Outro ponto de destaque é a remoção das marquises que ocupam as extremidades da praça, construídas junto à primeira versão do espaço. Com infiltrações e sem previsão de reforma, também foram demolidas.
A praça Nicola Vivilechio foi idealizada na gestão da prefeita Laurita Ortega Mari, quando a atual Régis Bittencourt ainda era conhecida como BR-102. Reformada pelo então prefeito Ary Daú, foi reinaugurada com a fonte luminosa em novembro de 1972.