Taboão da Serra realiza 2ª Bienal do Livro com foco na diversidade, acessibilidade e cultura periférica

Morador de Taboão da Serra, Vinícius lança seu primeiro livro na Bienal
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Entre os dias 21 e 24 de agosto de 2025, acontece a 2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra. O evento, considerado o maior da sub-região sudoeste da Grande São Paulo, reunirá 280 expositores, incluindo escritores, editoras independentes, coletivos literários e agentes do mercado editorial. A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis pelo site oficial: [bienaldotaboao.com.br](https://bienaldotaboao.com.br/).
A programação conta com debates, oficinas, saraus, lançamentos de livros e palestras. No domingo (24), o espaço será dedicado a batalhas de poesia e apresentações de MCs, valorizando o slam e o hip hop como expressões culturais e ferramentas de transformação social.
A curadoria do evento, liderada por Iracy Coutinho, selecionou os expositores entre 550 inscrições. A escolha priorizou autores periféricos e independentes. “É essencial descentralizar a cultura e levar bienais às periferias, dando voz e visibilidade a poetas e artistas urbanos frequentemente silenciados. A literatura é um instrumento poderoso que resgata a autoestima e abre portais para novos horizontes”, afirma Iracy, idealizadora da Bienal.
A proposta é ampliar a representatividade na cena literária e aproximar o público de narrativas que dialogam com as realidades urbanas e sociais.
Destaques da programação
A Bienal receberá autores premiados e novos talentos. Ju Cassou Aruã, vencedora do Prêmio Jabuti 2023 pelo livro Guerreiras da Ancestralidade, apresenta sua nova obra Mborai, que reúne cantos sagrados Guarani.
Outro destaque é o escritor Vinicius Silvério Serafim dos Santos, conhecido como Vs Marabá, que participa pela primeira vez do evento com o lançamento de Válvula de Escape, livro de poesias inspirado em sua trajetória de superação. “O hip hop teve um papel de alicerce para que eu pudesse vencer a depressão e construir minha carreira como escritor e produtor cultural. Nas rodas e batalhas de poesia, encontrei um senso de pertencimento e uma rede de apoio que foi capaz de fortalecer minha autoestima”, declarou.
Também marcará presença a escritora Zuleica Tani, tataraneta de Monteiro Lobato, com o livro A Boneca que Mudou o Tempo: Emília e sua Visão do Século XXI, voltado ao público adulto.
Acessibilidade e inclusão
A Bienal foi planejada para garantir acessibilidade total, com intérpretes de Libras, sinalização em braille, cadeiras de rodas disponíveis, sanitários adaptados e sala multissensorial. Iracy Coutinho, que é ativista da causa e teve poliomielite aos 9 anos, lançará o livro A Princesa do Dandá, inspirado em sua história de vida e voltado à conscientização sobre a importância da vacinação e da inclusão de pessoas com deficiência.
Sustentabilidade e economia criativa
Toda a estrutura do evento será feita com materiais reciclados pela Prefeitura. O projeto está sob responsabilidade do artesão e rapper Adriano Barbosa Ribeiro (Miquim), que também se apresentará com seu grupo Substância 4 no último dia do evento. “Estou muito feliz em poder produzir o mobiliário que será usado neste evento que é tão importante para a região”, afirmou.
A 2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra é realizada com apoio do ProAC (Edital Fomento CultSP PNAB nº 39/2024), da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação e Cultura.
Serviço
2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra
Local: Rua Pedro Mari, 80 – Parque Assunção, Taboão da Serra
Data: 21 a 24 de agosto de 2025
Horário: 10h às 20h (quinta a sábado) | 8h às 14h (domingo)
Entrada gratuita – Retirada de ingressos: [bienaldotaboao.com.br](https://bienaldotaboao.com.br/)
Estacionamento gratuito
Praça de alimentação
Acessibilidade garantida