Taboão da Serra realiza 1ª Caminhada em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes nesta segunda (19)
Mobilização destaca a importância da denúncia e da proteção infantil contra abuso e exploração sexual

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Na tarde desta segunda-feira, dia 19, aconteceu a 1ª Caminhada em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes em Taboão da Serra. Esse evento foi realizado por diversas entidades e instituições da cidade e, também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que teve como principal objetivo sensibilizar a população para a luta contra o abuso e a exploração sexual, problemas que afetam milhares de crianças e adolescentes em todo o Brasil.
O secretário de Direitos Humanos, Prof. Moreira, destacou à reportagem, que a caminhada teve como principal objetivo fazer com que a sociedade reflita sobre a gravidade que é hoje o abuso contra as crianças. “Infelizmente no Brasil, a cada 15 minutos uma criança é explorada sexualmente, ou tem o seu direito violentado, ou é abusada, ou é explorada para trabalhar, enfim, de alguma forma, uma criança a cada 15 minutos, uma criança ou adolescente é explorada no Brasil, ou é violentada”, disse.
Diversas entidades se uniram à caminhada, como a Associação Maxx Bombeiros Civis, Solar dos Unidos, Projeto Aparecendo, Raio X do Sorriso, Casa do Adolescente, Sementes do Amanhã, além do Conselho Tutelar de Taboão da Serra e representantes do Senac. O grupo percorreu a avenida Aprígio Bezerra da Silva e seguiu até o Parque das Hortênsias.
De acordo com o secretário da pasta, houve algumas paradas expressivas. “Paramos em três pontos na avenida Aprígio, depois em frente à Prefeitura nova, em frente à escola Wandyck Freitas, todo mundo viu, chamou atenção, depois paramos em frente à Prefeitura antiga e no Parque das Hortênsias. Com certeza mexeu muito com a população, recebemos muitas menções de apoio. Acredito que foi um sucesso a caminhada, e principalmente porque é importante para mobilizar a sociedade”.
Moreira ainda destacou o trabalho da secretaria em defesa das crianças e adolescentes. “Nós estamos trabalhando fortemente para isso. E o engenheiro Daniel [prefeito], deu toda a autonomia, todo o espaço para que a gente possa trabalhar e denunciar de forma tranquila tudo o que acontecia. A gente espera que acabem os abusos, né? Mas, enquanto houver, a gente vai estar aí à frente denunciando junto com as pessoas e trabalhando para que acabe de uma vez”, finalizou.
Como denunciar
“Diga não, tem que tem que denunciar! Nós temos um Disque Denúncia, então a população tem que ir contra mesmo, se ver alguma família, infelizmente, muitas vezes acontece no seio da família. Então, a gente tem que conscientizar todo mundo nas escolas, no trabalho, no poder público, no judiciário, no Ministério Público, enfim, todos os lugares nós temos que fazer essa grande marcha para poder a gente conscientizar a população. Então hoje a caminhada foi para que a gente possa fazer essa presença nas ruas para chamar atenção mesmo”, frisou Moreira.
Em caso de suspeita ou conhecimento de violação de direitos, a denúncia pode ser feita por meio dos seguintes canais:
– Disque 100 (denúncia anônima);
– Polícia Rodoviária Federal, Militar e Civil, além das delegacias especializadas;
Para crimes na internet: https://new.safernet.org.br/denuncie
Conselhos Tutelares de Taboão da Serra
Unidade Centro
Av. Dr. José Maciel, 273, Jd. Maria Rosa
Telefone: (11) 4701-1618
[email protected]
Unidade Pirajuçara
Rua Marechal Arthur da Costa e Silva, 85, Jd. Panorama
Telefone: (11) 4139-2416
[email protected]
18 de maio: um marco de mobilização nacional
18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma conquista fundamental na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data simboliza o compromisso de toda a sociedade com a prevenção, proteção e responsabilização diante da violência sexual infantojuvenil.