º
Segunda-Feira,
16 de Junho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
13 de abril de 2018

Taboão da Serra promoveu atividades para conscientização sobre o autismo

Ricardo Vaz

Secretaria de Saúde e Shopping Taboão realizaram sessão de cinema especial para crianças com autismo e seus familiares

Por Ricardo Lima

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, celebrado no dia 02 de abril. Os eventos tiveram o objetivo de promover uma confraternização entre as crianças que possuem o Transtorno do Espectro Autista e seus pais, familiares e amigos.

De acordo com a secretaria de saúde, Raquel Zaicaner, o intuito das ações é anular qualquer tipo de preconceito que possa existir e construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva para todas as pessoas. “É preciso que cada cidadão tenha a consciência sobre um mundo de direitos iguais para todos. Esses eventos contribuem para a inclusão social e valorização das pessoas autistas”, falou a secretária.

As atividades iniciaram às 8h30, da segunda-feira, 2, com uma roda de conversa com a psiquiatra, Dra. Aparecida Filomena Líbano. Na terça-feira, 3, a roda de conversa foi com a pediatra Dra. Maria Solange Gosik. Na quarta-feira, 4, uma atividade foi um passeio para as crianças se divertirem na piscina de bolinhas do Shopping Taboão. Na quinta-feira, 5, a roda de conversa com a pediatra Dra. Maria Solange Gosik e o encontro “Pai Azul”. Já na sexta-feira, 6, o passeio foi ao cinema do Shopping Taboão que promoveu uma sessão especial para crianças autistas e seus familiares.

No sábado, 7, aconteceu o 4º encontro de Autismo no Cemur, que teve palestras com a advogada Maridelfa Silva, com a fonoaudióloga Vanini Manda, o secretário de Educação, Prof. João Medeiros e o pedagogo Fábio Oliveira. O encerramento das atividades aconteceu no domingo, 8, com a realização da caminhada em prol do Autismo, com saída da praça no Jardim Santa Cecília e chegada no Parque da Família, no bairro Pq. Pinheiros.

Segundo o gerente do CAPSi, Adilson Torres, as ações tem o objetivo de levar mais informação a população, estimular o constante desenvolvimento de políticas públicas que mantém o atendimento para crianças com transtorno do espectro autista e a inclusão social. “Através dessas atividades conseguimos um olhar mais humanizado para as pessoas que tem o autismo e para quem não tem também”, disse.

Abril é considerado o mês de conscientização sobre o autismo. O autismo é caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento. A condição afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões no Brasil. As causas do autismo são desconhecidas e não existe cura, mas, quando diagnosticado precocemente, existem mais chances de melhora do quadro e desenvolvimento da criança.

CAPSiDia Mundial de Conscientização Sobre o AutismoTaboão da Serra
Notícias Relacionadas
  • Política

    Câmara Municipal realiza audiência pública para prestação de contas da TaboãoPrev nesta terça (17)
  • Crime

    PM prende suspeito de tráfico e apreende cerca de 460 porções de drogas em Taboão da Serra
  • Serviço

    Corpus Christi: ruas do centro de Taboão da Serra serão interditadas a partir desta quarta (28); confira
  • Causa Animal

    Ong Patre participa de protesto em São Paulo contra exportação de animais vivos por via marítima
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6