Taboão da Serra promove 8ª Conferência Municipal de Saúde com foco nos desafios do SUS
Evento acontece no dia 1º de novembro, na UniFECAF, e reúne gestores, profissionais e população para discutir o futuro da saúde pública no município

Conselho Municipal de Saúde e Prefeitura organizam 8ª Conferência Municipal de Saúde de Taboão da Serra legenda
A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizará no sábado, 1º de novembro, a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro, aberto ao público, será das 8h às 17h, na UniFECAF (Avenida Vida Nova, 166, Jardim Maria Rosa).
Com o tema “Desafios e Perspectivas da Saúde Pública em Taboão da Serra: Projeções no Contexto do SUS”, o evento tem como objetivo reunir profissionais da saúde, gestores e moradores da cidade para debater os principais desafios e propor ações que fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
A programação será estruturada em quatro eixos temáticos:
1. Panorama Epidemiológico e Demandas Prioritárias de Saúde no Município;
2. Atenção Primária à Saúde como Eixo Estratégico da Rede de Cuidado;
3. Instrumentos de Regulação do Acesso: SISREG, CROSS e outros sistemas;
4. Participação Social e Controle Democrático da Política de Saúde.
Para o secretário municipal de Saúde, Ailton Bogalho Júnior, o encontro é uma oportunidade de construir políticas públicas mais próximas da realidade da população.
“A conferência é um espaço essencial para escutar a população, fortalecer o Sistema Único de Saúde e planejar políticas públicas que atendam às reais necessidades da população da nossa cidade. Queremos garantir que todos tenham acesso a um SUS mais eficiente e humanizado”, destacou.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Márcio Eduardo Carneiro, reforçou o papel do evento na promoção do diálogo entre diferentes setores.
“Nesta conferência queremos fomentar as discussões para ações que melhorem a vida de quem depende do SUS. Cada proposta apresentada aqui contribui para um sistema único de saúde mais eficiente e próximo das pessoas.”
Já a primeira secretária do Conselho, Arlete Matos Ribeiro, lembrou a importância histórica da participação popular nas políticas públicas de saúde.
“A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, foi um marco histórico que deu origem à Lei Orgânica da Saúde. A Conferência Municipal de Taboão da Serra reafirma essa importância da participação popular e da representatividade social na construção das políticas públicas de saúde.”
A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Taboão da Serra foi convocada pelo prefeito Engenheiro Daniel, por meio do Decreto nº 181, de 26 de setembro de 2025.
Serviço:
8ª Conferência Municipal de Saúde de Taboão da Serra
Tema: “Desafios e Perspectivas da Saúde Pública em Taboão da Serra: Projeções no Contexto do SUS”
Data: 01/11
Horário: das 8h às 17h
Local: UNIFECAF – Av. Vida Nova, 166 – Jardim Maria Rosa
Programação prevista
8h às 9h: Credenciamento
9h às 10h: Abertura solene, posse do Conselho Municipal de Saúde eleito, leitura e aprovação do Regimento Interno;
10h às 10h30: Palestra magna – “Saúde Pública no Século XXI: Atenção básica, Desafios e Perspectivas no SUS”;
10h30 às 11h30: Palestra temática municipal – “A Realidade da Regulação e Acesso em Saúde”;
11h30 às 13h: Discussão dos eixos em salas temáticas;
13h às 14h: Intervalo;
14h às 16h: Plenária – apreciação, discussão e votação das propostas;
16h: Moções e encerramento.