Taboão da Serra: posse do PT reúne lideranças, movimentos sociais e defesa de pautas nacionais

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Taboão da Serra oficializou no último sábado, dia 13, a posse de sua nova diretoria em uma cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal. O evento reuniu centenas de militantes, lideranças partidárias e representantes de movimentos sociais, em um clima de celebração e reafirmação da unidade das esquerdas.
Centenas de filiados e apoiadores lotaram a Câmara Municipal para a posse da nova diretoria. O evento contou com a presença de autoridades na mesa de honra, incluindo o Deputado Estadual Emidio de Souza (PT) e a Vereadora Najara Costa (PCdoB).
A unidade das forças progressistas foi um dos pontos altos do evento. Estiveram presentes Gleides Sodré, vice-presidente estadual e presidente municipal do PDT; Afonso, presidente municipal do PSOL; e uma significativa representação de movimentos sociais e sindicais. Entre eles, Nil Félix, coordenadora do MTST; Telma Pinho, do Movimento de Moradia Bem Viver; uma delegação do MST; e Márcia Dias, representando o Sindicato dos Químicos. A plateia saudou com entusiasmo a presença do ex-deputado federal João Paulo Cunha.
Entre os discursos, prevaleceu a defesa de pautas do governo federal, presidente Lula, como a soberania nacional, a luta contra a jornada de trabalho 6×1 e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. A recente condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro também foi lembrada e celebrada como uma vitória democrática contra o que foi chamado de “organização criminosa”.
Em seu discurso, a professora Márcia, nova presidente do PT municipal, fez um resgate histórico da trajetória do partido na cidade. Ela saudou o legado da gestão que teve a participação petista do ex-prefeito Evilásio Cavalcante de Farias, e enfatizou a importância de dar continuidade e acompanhar projetos emblemáticos, como a instalação do Parque financiado pelo programa Periferia Viva.
Márcia também homenageou a base militante e os ex-presidentes do diretório, Irineu Casemiro e Gerson Tavares, agradecendo o trabalho do companheiro Maurício Lourenço, que passou o cargo. “Só chegamos até aqui pela importante luta de quem veio antes de nós”, afirmou, destacando o caráter coletivo da construção política.
O encontro terminou em tom festivo, com cantos de ordem e o compromisso de seguir fortalecendo a organização política no município.