Taboão da Serra planeja ampliar integração no transporte público com nova política de mobilidade

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra, Marcos Paulo de Oliveira, disse com exclusividade ao Portal O Taboanense que a prefeitura está elaborando um amplo plano de mobilidade urbana com o objetivo de promover uma transformação significativa no transporte público municipal.
A proposta prevê aumento no tempo de integração entre as linhas, revisão do traçado dos itinerários e criação de novas conexões entre bairros historicamente isolados pela malha viária em Taboão da Serra.
“Vou te dar um spoiler: queremos mudar a qualidade do transporte público. A ideia é ampliar o tempo de uso do sistema e garantir pelo menos duas horas de integração entre as linhas”, revelou Marcos Paulo em entrevista na última semana.
Segundo Marcos Paulo, a pasta já iniciou um estudo interno que será levado ao prefeito Engenheiro Daniel e posteriormente submetido à análise orçamentária. A proposta visa, entre outras metas, a criação de um “direito único de integração” para que o passageiro possa utilizar múltiplas linhas dentro de um mesmo intervalo, sem pagar uma nova tarifa.
“Vamos começar esse debate junto com a Viação Pirajuçara e estudar o orçamento municipal, para aumentar a capacidade dos usuários de utilizar o transporte em Taboão da Serra com mais qualidade e conforto”, afirmou.
Conexões entre bairros e revisão de linhas
Um dos focos do novo plano será melhorar o deslocamento entre os bairros. “Hoje, se o usuário precisa sair do Clementino para o São Judas, ele não tem uma linha direta. A ideia é permitir que ele faça essa integração de forma mais simples e eficiente”, explicou o secretário.
A reestruturação do sistema também deve considerar a viabilidade física das vias, especialmente em locais com ruas estreitas ou de difícil acesso para ônibus convencionais. Segundo ele, há possibilidade de implantação de micro-ônibus ou veículos de menor porte para garantir a chegada do transporte a todas as regiões.
“Há ruas que têm inviabilidade para ônibus grandes. Talvez precisemos de micro-ônibus ou alterações nas linhas para garantir essa comunicação entre bairros”, avaliou.
Novos retornos e potencial de mudança
Marcos Paulo destacou ainda que os novos retornos recentemente abertos nas avenidas principais após a municipalização criaram novas possibilidades de conexão entre regiões da cidade, antes separadas pela Rodovia Régis Bittencourt e por outras barreiras viárias.
“Com os novos retornos, há muita possibilidade de diálogo entre bairros. Isso antes era inviável por causa do eixo central da rodovia”, disse.
Por fim, o secretário foi enfático ao afirmar que, embora o projeto esteja em estágio inicial, o impacto pretendido é transformador: “Estamos começando esse estudo, mas acreditamos que, se der certo, vamos revolucionar o transporte público em Taboão da Serra. Não será uma solução mágica, mas será um avanço real”, concluiu.