Taboão da Serra participa do 13º Fórum de Lisboa e discute os impactos da tecnologia na gestão pública

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
A cidade de Taboão da Serra esteve representada na 13ª edição do Fórum de Lisboa, realizada nos dias 2, 3 e 4 de julho, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), em Portugal. O secretário de Relações Institucionais, Marcus Vinícius de Medeiros, participou do evento, que teve como tema central “O mundo em transformação — Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”.
O Fórum reuniu acadêmicos, gestores públicos, especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil do Brasil e da Europa, com o objetivo de debater os impactos da tecnologia e da chamada “Era Inteligente” nas estruturas estatais, institucionais e empresariais. A edição de 2025 teve como foco o papel das inteligências artificiais e os desafios contemporâneos relacionados a direitos humanos, mudanças climáticas, políticas públicas e governança.
“Participar de um evento como este nos apresenta o que há de mais moderno na política, e nos capacita para fazer a gestão local aplicando a visão e conceitos globais. O futuro de Taboão da Serra vem sendo estruturado em inteligência e diplomacia ativa,” afirmou Marcus Vinícius após a participação.
O evento é promovido anualmente com a proposta de fortalecer o diálogo entre o setor público e o meio acadêmico, incentivando o desenvolvimento de estratégias e soluções conjuntas para desafios globais como globalização, saúde pública, governabilidade e mudanças sociopolíticas.
A participação de Taboão da Serra no Fórum também representa uma oportunidade de acesso a práticas inovadoras de gestão, além de estreitar relações institucionais com outras cidades e países.
“O evento foi de grande magnitude, com palestrantes renomados, entre empresários, ministros e presidentes. Foi uma excelente oportunidade de atualizar os conhecimentos para aplicá-los no município e inserir Taboão da Serra no radar internacional,” destacou Marcus Vinícius.
A presença de um representante da gestão municipal no Fórum reforça o compromisso da Prefeitura em qualificar suas lideranças e incorporar novas ideias na administração pública local.