Taboão da Serra está entre as cidades 100% urbanizadas de São Paulo em 2025, aponta levantamento da Fundação Seade
Levantamento da Fundação Seade, com base no Censo do IBGE, revela que o estado se tornou ainda mais urbano, enquanto municípios como Juquitiba e São Lourenço da Serra mantêm perfil mais rural
Taboão da Serra está entre as nove cidades totalmente urbanizadas do estado de São Paulo, segundo levantamento divulgado pela Fundação Seade em 2025, com base nos dados do Censo do IBGE. O estudo mostra que o processo de urbanização paulista segue em expansão, refletindo realidades distintas entre municípios como Taboão da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra com diferentes níveis de crescimento urbano e rural.
Com 275.512 habitantes e densidade populacional de 13.512,1 habitantes por quilômetro quadrado, Taboão da Serra aparece entre os 20 municípios mais urbanizados do estado. Já Juquitiba e São Lourenço da Serra mantêm características mais rurais, com índices de urbanização de 57,3% e 52%, respectivamente.
O levantamento aponta que o estado de São Paulo atingiu em 2022 o marco de 44,4 milhões de habitantes, sendo 96,8% vivendo em áreas urbanas. Isso representa 42,9 milhões de pessoas morando em cidades e apenas 3,2%, cerca de 1,4 milhão, em zonas rurais. Em relação a 2010, houve um aumento populacional de 3,1 milhões de habitantes, acompanhado de uma redução de 262 mil pessoas nas áreas rurais.
Na Região Metropolitana, a urbanização chegou a 99,2%, com nove municípios apresentando 100% de população urbana: Carapicuíba, Diadema, Jandira, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Osasco, Itaquaquecetuba, Barueri e Guarulhos. Logo atrás aparecem Santo André (99,9%) e a capital paulista (99,8%).
De acordo com a Fundação Seade, 31% dos municípios paulistas (197 cidades) superaram a marca de 95% de urbanização, concentrados principalmente nas regiões cortadas pela Rodovia Anhanguera e com avanço gradual rumo ao oeste. Por outro lado, apenas 46 municípios, cerca de 7% do total, possuem menos de 65% de população urbana, a maioria localizada em áreas serranas ou no interior profundo. Pedra Bela segue com o menor índice do estado, de 27,1%.
Apesar do alto nível de urbanização, a pesquisa mostra que a Região Metropolitana de São Paulo foi a que apresentou o menor avanço no período de 2010 a 2022, apenas 0,3 ponto percentual, reflexo da saturação das grandes cidades.