Taboão da Serra: Escola Livre de Educação Ambiental promoveu oficina de pintura em tecido

Escola Livre de Educação Ambiental promoveu atividades como oficina de pintura para comemorar o Festival das Águas que termina no final de maio
Por Cris Guerra
No dia 23 de abril aconteceu mais uma ação da Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA) no Viveiro Municipal.
A Oficina de Batik de Varal, técnica de pintura em tecido similar a aquarela, foi um dos eventos organizados pela Secretaria de Meio Ambiente em celebração ao Festival das Águas.
O festival marca um trimestre de atividades artísticas e recreativas com temáticas ligadas às águas e mudanças climáticas. Visando ampliar as competências técnicas, participativas e de geração de renda sustentável e solidária.
O Batik é uma técnica milenar de tingimento de tecidos. Tradicionalmente, feito utilizando cera para criar pinturas utilizando espaços negativos. A técnica surgiu na Indonésia e é aplicável em tecidos naturais, como algodão, linho, lona crua ou branca e outros tecidos naturais.
No dia 7 de maio, acontecerá também na ELEA uma oficina de Batik Estrela, técnica em pintura de tecido utilizando o sal grosso, que interage com a tinta, criando uma estampa única.
O Festival se encerra em 21 de maio, com sua última ação, onde será ensinado a montar uma cisterna para a coleta de água da chuva. As inscrições para as duas oficinas seguem abertas, enquanto durarem as vagas, e podem ser feitas acessando: https://smh.ts.sp.gov.br/festival_das_aguas/.
Serviço
Festival das Águas
Inscrições: https://smh.ts.sp.gov.br/festival_das_aguas/
Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA)
Local: Rua Casablanca, 185 – Parque Monte Alegre
Telefone: (11) 4788-543