Taboão da Serra: Engenheiro Daniel atende pedido de promotora e anuncia criação da Secretaria Municipal da Infância

Conferência de Cidadania reuniu autoridades de Taboão da Serra: Vereador Bressan, Engenheiro Daniel, Dra. Maria Júlia, a vice-prefeita Érica Franquini, vereador Anderson Nóbrega e Professor Moreira
Durante a 1ª Conferência de Cidadania e Direitos Humanos, realizada neste sábado (30) na Prefeitura de Taboão da Serra, a promotora de Justiça Dra. Maria Júlia Kaial Cury, responsável pela Vara da Infância e Juventude, sugeriu ao prefeito Engenheiro Daniel a criação de uma secretaria municipal voltada à 1ª infância.
O pedido, feito durante sua fala na conferência, pegou o prefeito de surpresa. Daniel, no entanto, respondeu imediatamente, afirmando que enviará em até 10 dias um projeto de lei à Câmara Municipal para instituir a nova pasta. O anúncio foi aplaudido pelo público presente.
Em entrevista ao Portal O Taboanense, o prefeito destacou que a medida já era um desejo de sua administração e que a sugestão da promotora acelerou o processo.
“Acredito que uma secretaria específica garante maior capacidade de formular políticas públicas, articular programas e fiscalizar ações voltadas para esse público. Além disso, centraliza iniciativas hoje fragmentadas em áreas como educação, cultura, esporte e assistência social, tornando a gestão mais eficiente”, explicou.
Engenheiro Daniel também ressaltou que a nova secretaria contribuirá para o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “É uma luta nossa assegurar todos os direitos fundamentais à vida, saúde, educação, cultura, lazer e dignidade dessa parcela da população de Taboão da Serra”, afirmou.
A vice-prefeita, Érica Franquini, que participou da conferência completou dizendo que a futura “Secretaria Municipal de Infância não é apenas uma medida administrativa, mas um investimento estratégico no futuro da cidade. Significa colocar crianças e jovens como prioridade real na agenda pública, garantindo oportunidades, proteção e condições para se tornarem cidadãos conscientes”
Segundo dados do Censo 2022 do IBGE, Taboão da Serra tem cerca de 52 mil moradores entre 0 e 14 anos, representando uma população jovem significativa. O município enfrenta desafios como evasão escolar, desemprego entre jovens, falta de espaços de lazer e cultura, vulnerabilidade social, violência juvenil e necessidade de inclusão digital — questões que a nova secretaria pretende enfrentar de forma mais integrada.