Taboão da Serra, Embu das Artes e região: aulas da rede estadual em SP começam em 2 de fevereiro de 2026
Calendário definido pela Secretaria da Educação prevê férias de julho entre os dias 7 e 23 e cumprimento obrigatório de 200 dias letivos
EE Jornalista Wandyck Freitas, em Taboão da Serra
Estudantes de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia e Vargem Grande Paulista já têm data definida para o início do ano letivo de 2026 na rede estadual de ensino. De acordo com o calendário oficial divulgado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, as aulas começam no dia 2 de fevereiro e seguem até 18 de dezembro.
A definição consta em resolução publicada no Diário Oficial do Estado e vale para todas as escolas estaduais da região. O encerramento do primeiro semestre está previsto para o dia 6 de julho, seguido pelo recesso escolar de meio de ano, que ocorrerá entre 7 e 23 de julho. O retorno às aulas para o segundo semestre será em 24 de julho.
O calendário estabelece que todas as unidades escolares devem cumprir, no mínimo, os 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Caso haja necessidade de suspensão de aulas por motivos excepcionais, as reposições poderão ocorrer em dias alternativos, como sábados, durante o recesso escolar ou nas férias.
Nessas situações, a reposição das aulas deverá ser debatida pelo conselho escolar e homologada pela direção da unidade e pela diretoria de ensino. Cada escola terá autonomia para definir a melhor forma de compensação, desde que respeitada a legislação vigente.
A Secretaria da Educação também orienta sobre o período de matrículas para novos estudantes. Alunos que atualmente estudam em escolas particulares, em outros estados ou que desejam retornar à rede pública poderão se matricular a partir de 5 de janeiro de 2026, diretamente em uma das escolas estaduais ou nas unidades do Poupatempo. Também será possível realizar o pré-cadastro pela Secretaria Escolar Digital.
Ano letivo de 2026
Início das aulas: 2 de fevereiro de 2026 – primeiro dia letivo do ano;
Término do ano escolar: 18 de dezembro de 2026;
Primeiro semestre: de 2 de fevereiro a 6 de julho;
Férias de meio de ano: de 7 a 23 de julho;
Retorno após férias: 24 de julho – início do segundo semestre letivo.