Taboão da Serra e região terão redução na pressão da água a partir desta quarta (27), diz Sabesp
A medida, das 21h às 5h, visa economizar água e evitar perdas por vazamentos diante da crise hídrica

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
A partir desta quarta-feira, dia 27, a pressão da água será reduzida diariamente em imóveis de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia e Vargem Grande Paulista, além de outras cidades da Grande São Paulo. A medida, anunciada pela Sabesp, ocorrerá sempre das 21h às 5h da manhã.
A ação, determinada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), é uma medida preventiva para economizar água e evitar perdas por vazamentos. Segundo a Sabesp, a redução acontece no período noturno, quando o consumo é menor. O objetivo é economizar cerca de 4 mil litros de água por segundo. A medida será mantida até que o nível dos reservatórios se recupere.
Atualmente, o nível do Sistema Cantareira, que abastece a região, está em 35,7%. A situação, causada pela estiagem e pela falta de chuvas suficientes nos últimos anos, já foi adotada em crises hídricas anteriores, como a de 2014.
Especialistas alertam que a diminuição da pressão pode causar a falta de água em algumas residências, especialmente aquelas localizadas em bairros mais altos. A Sabesp recomenda que os moradores com caixa d’água em casa devem sentir menos os efeitos da medida, e reforça a importância do uso consciente da água.