Taboão da Serra e Cotia participam de iniciativa estadual para formação docente em Matemática
Projeto reúne oito secretarias municipais de Educação e começa neste sábado, em Cotia
Taboão da Serra está entre os oito municípios paulistas que participarão, em 2026, do Programa Mentalidades Matemáticas, iniciativa voltada à formação continuada de professores da rede pública. O projeto será desenvolvido por meio do Jornadas MM, que oferecerá 60 horas de capacitação, combinando encontros presenciais e atividades on-line.
O primeiro encontro do programa está marcado para este sábado, dia 24, em Cotia, e reunirá formadores das secretarias municipais de Educação e docentes da rede pública. Ao todo, cerca de 90 profissionais participarão da formação inicial, que prevê a criação, em cada município, de um grupo de referência responsável por multiplicar a metodologia junto a outros professores.
Baseado em pesquisas da professora Jo Boaler, da Universidade de Stanford, na área de neurociência e educação, o Programa Mentalidades Matemáticas propõe uma mudança na forma como alunos e educadores se relacionam com a disciplina. A abordagem parte do princípio de que a aprendizagem matemática não é fixa ou determinada por talento inato, mas pode ser desenvolvida com estratégias adequadas, colaboração e tempo.
A formação utilizará material inédito, desenvolvido em parceria com a Editora FTD, com 12 atividades selecionadas e adaptadas pela equipe do programa, em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao longo do ano, os educadores aplicarão a metodologia em turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com acompanhamento da gestão pedagógica do Mentalidades Matemáticas.
Além de Taboão da Serra, participam do Jornadas MM 2026 os municípios de São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Capivari, Cotia, Cruzeiro, Piracicaba e Porto Ferreira. A parceria foi formalizada durante o Seminário Mentalidades Matemáticas 2025, que reuniu representantes das secretarias de Educação das cidades envolvidas.
Segundo a gerente pedagógica do programa, Maira Costa, a iniciativa busca fortalecer o ensino da Matemática a partir da formação docente. A proposta é ampliar práticas mais inclusivas, estimular a colaboração entre professores e desenvolver maior confiança, autonomia e capacidade reflexiva nos profissionais que ensinam a disciplina.
Em nove anos de atuação, o Programa Mentalidades Matemáticas já formou cerca de 18 mil professores e alcançou mais de 1,6 milhão de estudantes em quase 30 municípios brasileiros. Desenvolvido pelo Instituto Sidarta em parceria com o Centro de Estudos Youcubed, da Universidade de Stanford, o programa conta, no Brasil, com o apoio estratégico do Itaú Social para sua expansão.
Entre os resultados de destaque está o Curso de Férias realizado em Cotia , com duração de dez dias, voltado a alunos do 4º e 5º anos de escolas públicas. A iniciativa proporcionou um avanço equivalente a mais de um ano em escolaridade matemática, de acordo com o desempenho dos estudantes na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service).
No ano em que completa uma década de existência, o Mentalidades Matemáticas consolida o Jornadas MM como uma de suas principais frentes de atuação, com potencial de beneficiar mais de 250 mil crianças e adolescentes nos municípios participantes, incluindo Taboão da Serra.
“O Jornadas nasce com base nas nossas experiências nas diversas realidades do Brasil ao longo destes 10 anos. Esta construção foi reconhecida pelo Ministério da Educação, quando nos convidou para fazer parte do Toda Matemática, iniciativa do governo federal que reúne esforços para fortalecer o ensino da disciplina na educação básica”, aponta Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.