º
Sexta-Feira,
11 de Julho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco


                                   
1 de setembro de 2020

Taboão da Serra é a 27ª cidade mais populosa do Estado de São Paulo

Eduardo Toledo

As estimativas populacionais divulgadas pelo IBGE na semana passada mostram que Taboão da Serra passou a ocupar a 27ª posição no ranking de cidades mais populosas do estado de São Paulo. No Brasil, é o 95º município com o maior número de habitantes.



Os dados do IBGE mostram que Taboão da Serra chegou a 293.652 habitantes, um crescimento de 1,38% em relação ao ano passado e continua sendo, pelo quinto ano consecutivo, a maior densidade populacional do país, com 14.408 habitantes por quilometro quadrado.

No Estado de São Paulo, a capital lidera o ranking com mais de 12 milhões de habitantes, seguido por Guarulhos (1,3 milhão), Campinas (1,3 milhão), São Bernardo do Campo (844 mil) e São José dos Campos (729 mil).

Na região Sudoeste da Grande São Paulo, Taboão lidera o ranking de cidade mais populosa, seguida por Embu das Artes (276.535 habitantes e a 103ª com maior número de habitantes no país), Itapecerica da Serra (177.662 habitantes e a 167ª mais populosa do Brasil), seguido por Embu-Guaçu (69.901 e 469ª no ranking nacional), Juquitiba (31.646 e ocupando a 1105ª posição) e por último São Lourenço da Serra (15.978 moradores e na 2.189ª colocação no país).

Pelo 5º ano consecutivo Taboão da Serra é a cidade com maior densidade populacional do Brasil. Segundo as estimativas divulgadas ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o município chegou a 293.652 habitantes divididos em um território de apenas 20,38 km², totalizando 14.408 hab/ km².

Para se ter uma ideia, Taboão da Serra é a 27ª cidade mais populosa do Estado de São Paulo e tem o quinto menor território, com apenas 20,38 km². Um dado interessante, é que Taboão é o oitavo menor município do todo o Brasil em termos territoriais.



Nos últimos 10 anos, a população de Taboão da Serra cresceu 18,37%. A densidade demográfica de uma cidade é calculada pela divisão do número de habitantes pelo seu território. E Taboão da Serra possui dois fatores que o colocam em primeiro lugar do país: tem uma grande população e um território pequeno.

Brasil

A população do Brasil chegou a 211,8 milhões de habitantes, crescendo 0,77% em relação a 2019.

O município de São Paulo continua sendo o mais populoso, com 12,3 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,75 milhões), Brasília (3,05 milhões) e Salvador (2,88 milhões). Os 17 municípios do país com população superior a um milhão de habitantes concentram 21,9% da população nacional e 14 deles são capitais estaduais.

Serra da Saudade (MG) é o município brasileiro com menor população (776 habitantes), seguido por Borá (SP), com 838 habitantes, Araguainha (MT), com 946 habitantes, e Engenho Velho (RS), com 982 habitantes.

Na última década, as Estimativas apontam para um aumento gradativo da quantidade de grandes municípios do País. No Censo de 2010, somente 38 municípios tinham população superior a 500 mil habitantes, e apenas 15 deles tinham mais de 1 milhão de moradores. Já em 2020, eram 49 os municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes, sendo 17 os que superavam a marca de 1 milhão de habitantes.



Densidade DemográficaDensidade PopulacionalEmbu das ArtesEmbu-GuaçuHabitantesItapecerica da SerraJuquitibaPopulaçãoSão Lourenço da SerraSão PauloTaboão da Serra
Notícias Relacionadas
  • Direitos Humanos

    Conselho da Igualdade Racial de Taboão da Serra participa de Conferência Regional em Barueri
  • Índice de Criminalidade

    Embu das Artes reduz criminalidade com programa “tolerância zero” e ações integradas no 1º Semestre de 2025
  • Polícia

    PM perde braço em acidente grave durante fuga de criminosos em Embu das Artes
  • Solidariedade

    Arraial da Arena em Taboão da Serra: Música e solidariedade arrecadam mais de 10 toneladas de alimentos
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6