Taboão da Serra concede Título de Cidadão Taboanense a André Mendonça e ao CEO da UniFECAF
Ministro do STF e dirigente da instituição de ensino são homenageados em solenidade que destacou educação, compromisso público e impacto social
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, e o CEO da UniFECAF, Marcel Gama, receberam na manhã de sexta-feira, dia 6, o Título de Cidadão Taboanense, honraria concedida pela Câmara Municipal de Taboão da Serra. A cerimônia ocorreu no Auditório I da universidade, no Jd. Maria Rosa, e marcou o reconhecimento institucional às contribuições dos homenageados nas áreas da Justiça e da educação.
A outorga ao ministro André Mendonça foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e destacou sua trajetória pública e atuação no Judiciário brasileiro. Durante a solenidade, o ministro falou aos estudantes sobre a importância da formação acadêmica aliada a valores como propósito e liderança. O ministro também relembrou a relação pessoal com a região sudoeste da Grande São Paulo e destacou o significado da homenagem recebida no município.
“Eu tenho um vínculo com Taboão da Serra. Desde a minha infância eu passava por essa região vindo de Miracatu, via o crescimento da cidade, e estar aqui hoje, recebendo esse título, é sinal de grande orgulho, de grande honra para mim. Então, um privilégio vir à cidade hoje e que Taboão seja cada vez mais reconhecida, não só no estado de São Paulo, mas no nosso país, tendo os seus representantes políticos, também os seus representantes na área acadêmica, na esfera religiosa, para que Taboão seja uma cidade cada vez mais justa, mais igualitária, com mais crescimento, de resgate das indústrias, com a agregação dos serviços que hoje se fazem tão presentes e que possamos ter filhos de Taboão aí prestando grandes serviços ao nosso país”, falou Mendonça.
Além do ministro, a Câmara Municipal concedeu a honraria ao CEO da UniFECAF, Marcel Gama, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área educacional e ao impacto social da instituição em Taboão da Serra e em outras regiões do país. Em sua fala, Gama ressaltou o papel da educação na formação de cidadãos comprometidos com a democracia.
“Receber um ministro do Supremo Tribunal Federal dentro da UniFECAF é uma honra imensa e um momento histórico para nossa instituição. Esse encontro aproxima os alunos da realidade das grandes decisões do país e reforça que a educação é o caminho para transformar vidas e fortalecer a democracia”, afirmou Marcel Gama
O prefeito de Taboão da Serra, Engenheiro Daniel, destacou que a presença de um ministro do STF no município projeta a cidade em âmbito nacional. “Hoje Taboão da Serra sai do cenário apenas municipal e estadual e entra no cenário nacional. Receber o ministro André Mendonça é um momento histórico para a nossa cidade”, disse.
O gestor também ressaltou a importância da cooperação entre os poderes para o desenvolvimento do município. “Quando assumimos a prefeitura, entendemos que era preciso unir forças. Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos para que a cidade avance”, completou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Carlinhos do Leme, afirmou que a concessão do título simboliza o reconhecimento do Legislativo local. “Não é apenas uma homenagem, é o reconhecimento a um ministro que atua com prudência, equilíbrio e respeito à Constituição”, declarou.
Representando o Ministério Público, a promotora de Justiça Dra. Maria Júlia Cury destacou o caráter institucional da honraria. “O ato de outorga simboliza o reconhecimento do compromisso com a ética, a legalidade e o serviço ao interesse público, fortalecendo o Estado Democrático de Direito”, afirmou.
O deputado estadual Eduardo Nóbrega também ressaltou a atuação de Mendonça no STF. “A defesa dos direitos e garantias individuais feita pelo ministro André Mendonça é a certeza de que teremos uma sociedade com esperança no futuro”, disse.
Autor da proposta, o vereador Anderson Nóbrega destacou o significado institucional da homenagem e o reconhecimento do município à trajetória do ministro. “Este título representa o respeito e a admiração de Taboão da Serra por uma personalidade cuja atuação pública é marcada pela ética, pelo compromisso com o serviço público e pela defesa da Justiça”, afirmou.
A concessão da honraria foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal. Anderson Nóbrega também comentou a origem da indicação e ressaltou a relevância do reconhecimento concedido ao ministro do STF. “Recebi essa indicação por meio do apóstolo Esteves Hernandes, que me apresentou o ministro e sugeriu a concessão da honraria. Estamos falando de um ministro do Supremo Tribunal Federal, cujas decisões têm impacto direto na vida do país. Para mim, é uma grande honra poder propor esse reconhecimento e sou muito grato a Deus por esse momento”, declarou.
Anderson Nóbrega também falou sobre o CEO da UniFECAF, ele destacou o papel de Marcel Gama na expansão e no impacto social da instituição. “Ao lado de Joel Garcia, o Marcel ajudou a transformar a UniFECAF em um projeto educacional de alcance nacional, levando educação de qualidade, inclusão e oportunidades a milhares de pessoas, inclusive à população de baixa renda, contribuindo para uma sociedade mais justa”, concluiu.
O deputado federal, Rodrigo Gambale, ressaltou que ministro André Mendonça é uma referência no Judiciário e tem uma trajetória que inspira muitos brasileiros. E que sua atuação também representa valores que dialogam com a comunidade cristã e evangélica, o que torna essa homenagem ainda mais significativa.
A solenidade contou com a presença de vereadores, parlamentares estaduais e federais, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, membros do Ministério Público, lideranças religiosas e estudantes do curso de Direito da UniFECAF.