Taboão da Serra, cidade mais povoada do Brasil faz 61 anos
Taboão da Serra figura entre as 25 mais ricas do Estado e tem uma população de 289.664 mil moradores
Matheus Herbert, da Gazeta de S. Paulo
O município de Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo, comemora nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, 61 anos de emancipação política-administrativa. A cidade emancipado em 1959, ganhou importância no cenário nacional em pouco tempo e hoje é uma das 100 maiores cidades brasileiras e figura entre as 25 mais ricas do Estado. Além disso, Taboão da Serra é considera pelo IBGE o município com a maior densidade demográfica do País, são cerca de 14,269 mil moradores por quilômetro quadrado.
O rápido crescimento também trouxe novos desafios para os prefeitos, como por exemplo fazer com que a cidade se desenvolva dentro de uma pequena área territorial. O município faz divisa com a Capital e Embu das Artes e conta com uma população de 289.664 mil moradores distribuídos em uma área de 20,388 km².
Nos últimos nove anos, a população taboanense cresceu cerca de 18%. Em 2010 a população era de 244.528, com uma densidade demográfica de 11.994,31 habitantes por km². Um dos motivos para esse crescimento foi a chegada de grandes empreendimentos habitacionais. Por muitos anos, a cidade tinha o perfil de município dormitório, porque a maioria dos moradores trabalhava em São Paulo e só voltava à noite para Taboão. Hoje, muitas empresas empregam os taboanenses e a cidade cresceu desenfreadamente, gerando muitos desafios para os seus administradores.
Em entrevista à Gazeta no ano passado, o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) disse que “esse adensamento gera problemas em uma cidade, como por exemplo o de trânsito. É um grande desafio. A nossa malha viária sofre com isso e é a mesma desde o início, é muito difícil conseguir desenvolver em um espaço curto. Além da malha viária, a quantidade de serviços que é preciso colocar para toda essa população é muito maior. O que deixa a situação ainda mais delicada é que Taboão ainda recebe moradores de outras cidades da região”.
“É preciso melhorar o nosso trânsito, porque ele é muito caótico. De qualquer forma Taboão é uma cidade muito boa para se morar, eu sou muito grato a essa cidade. Vivo aqui há mais de 40 anos”, disse o aposentado Cícero Lima, de 65 anos e mora no Jardim Três Marias.
SESSÃO SOLENE
A Prefeitura de Taboão da Serra divulgou que hoje às 19h acontece uma Sessão Solene no Cemur, praça Nícola Vivilechio, 334.