º
Sexta-Feira,
06 de Fevereiro de 2026
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
14 de dezembro de 2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Por Vera Sampaio
Foto: Ricardo Lima

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra, promoveu, no dia 5 de dezembro, um evento em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O encontro deste ano, que teve como tema “Transformação para uma sociedade sustentável e resiliente para todos” aconteceu no Cemur e reuniu pessoas com deficiência, familiares e idosos.
A presidente do CMPD, Maria de Fátima Peris da Rocha Porto, fez a abertura do encontro. “Para nós é sempre uma alegria nos reunirmos aqui e festejarmos. Quando falamos em festa, falamos em algo que podemos comemorar e aplaudir conquistas. É isto que nós vamos fazer aqui hoje”, disse.

À ocasião, Felipe de Oliveira Codina da Silva, psicólogo pós-graduado em Psicanálise e Saúde, ministrou uma palestra com o tema “Esporte, Cultura e Protagonismo das Pessoas com Deficiência”. O jovem falou sobre sua trajetória na bocha adaptada para pessoas com paralisia cerebral e ressaltouos benefícios da prática de atividades esportivas. “Acredito na forma transformadora do esporte que é fundamental para a qualidade de vida da pessoa com deficiência. Hoje consegui superar meus limites conquistando meus objetivos, tanto no campo social e profissional. Grande parcela devo à minha família e a inserção no esporte”, comentou.

Além da palestra de Codina, a comemoração contou com diversas apresentações culturais. A Associação dos Deficientes de Taboão da Serra (ADT) fez sua participação ao som da música “Fico assim sem você”. OCentro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual e Auditivo (CIADEVA) fez apresentações de dança e de coral. O Centro de Reabilitação Social Renato Feliphe Hanai Mendes (CRS Jardim Vitória) apresentou um teatro musical. A Associação Paradesportiva Todos (APT) fez uma apresentação de country. Já os idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Rosa, em coral, cantaram músicas natalinas. Durante o encontro também houve a apresentação de equipamentos que atendem pessoas com deficiência, como SER (Serviço Especializado em Reabilitação), CIADEVA, ADT e APT.

CMPD
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) é o órgão de representação das pessoas com deficiência perante a Prefeitura de Taboão da Serra. Sua função é elaborar, encaminhar e acompanhar a implementação de políticas públicas de interesse da pessoa com deficiência na saúde, na educação, no trabalho, na habitação, no transporte, na cultura, no lazer, na acessibilidade ao espaço público e nos esportes. É composto paritariamente, por representantes do poder público e da sociedade civil. Asreuniões acontecem toda segunda sexta-feira de cada mês, às 9h, na sede da Secretaria de Assistência Social.

Serviço
Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência
Reuniões: 2ª sexta-feira de cada mês, 9h
Endereço: Rua Luiz Carlos Ventura, 79 – Jardim Mituzi
Telefone: (11) 4138-8040
E-mail: [email protected]

CMPDPessoa com DeficiênciaTaboão da Serra
Notícias Relacionadas
  • Política

    Taboão da Serra: Analice Fernandes deixa o PSDB após 24 anos e se filia ao PSD
  • Violência

    Roubo em mercado termina com esfaqueamentos e tentativa de homicídio em Taboão da Serra; suspeito é preso
  • Crime

    Procurado por crimes de abuso sexual infantil é preso no Parque Assunção, em Taboão da Serra
  • Crime

    Madrugada violenta: Polícia prende suspeito de tentativa de homicídio após série de ocorrências em Taboão da Serra
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

desenvolvido por

www.flokin.com.br
11 99428-5956
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6