Taboão da Serra capacita equipe de Saúde para melhor receber a população

150 profissionais da Saúde participaram do curso realizado pela Secretaria de Saúde de Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Para qualificar o atendimento à população, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra lançou em junho o ‘Curso de Desenvolvimento de Habilidades no Atendimento ao Público’. Em parceria com a Escola Técnica Vital, a capacitação envolveu dezesseis encontros semanais com profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Especialidades e Zoonoses.
O curso coordenado por Vivian Rocha e Vanini Mandaj contou com a participação de 150 profissionais e encerrou na quinta-feira, 10, com a formatura e entrega dos certificados. “Nossa pasta da saúde tem por obrigação prestar o melhor atendimento aos munícipes. Porque quando eles procuram nossos equipamentos esperam o melhor dos nossos profissionais. Os cursos oferecidos pela nossa gestão é exatamente para aperfeiçoar o que vocês já fazem no dia a dia deixando um atendimento mais humanizado”, comentou o secretário de Saúde, Ailton Bogalho Jr.
De acordo com as coordenadoras do curso, o objetivo dessa capacitação é garantir um atendimento mais humanizado, que conquiste confiabilidade e promova a eficácia do cuidado com o paciente, mantendo sempre a ética e a postura em qualquer equipamento de saúde, visando gerar uma nova cultura de atendimento que contribua para melhorias na qualidade dos serviços prestados.
“Neste curso, cada um de vocês aprenderam a importância de ouvir com paciência, de se comunicar com clareza, de ser ponte entre os pacientes e o cuidado com cada um. E hoje todos saem daqui mais preparados para transformar ambientes de saúde em espaços mais humanos, respeitosos e acolhedores”, disse a coordenadora de Educação Permanente Vivian Rocha.
Durante o “Curso de Desenvolvimento de Habilidades no Atendimento ao Público”, a Secretaria de Saúde realizou oito encontros cujos temas abordados foram; Introdução e Sensibilização, Identificando o Papel do Acolhedor, Atribuições do Acolhedor, SUS e o SUS no município, Vulnerabilidade, Território e Intersetoriedade e duas vezes os Programas, Linhas de Cuidado e Coordenação finalizando com a formatura desses profissionais.