Taboão da Serra avança na regularização da Vila Mafalda e beneficia 700 famílias
Reunião histórica em Taboão da Serra marca avanço na regularização de 700 famílias em área antes informal

Secretaria de Habitação conversa com moradores do Vila Mafalda para tratar da regularização do loteamento
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Taboão da Serra deu um passo decisivo em direção à regularização fundiária da Vila Mafalda. Na última quarta-feira, 10 de setembro, uma reunião na EMEB Machado de Assis reuniu mais de 120 moradores e representantes da Secretaria Municipal de Habitação para alinhar os próximos passos do processo.
O Loteamento Vila Mafalda, que hoje abriga cerca de 700 moradores em mais de 180 lotes, enfrenta desafios jurídicos e administrativos há décadas. O esforço da Secretaria de Habitação busca garantir a segurança jurídica para as famílias, proporcionando o registro oficial dos imóveis na prefeitura e no Cartório de Imóveis municipal.
Para viabilizar a regularização, diversas etapas já foram concluídas, como a atualização do processo administrativo, a instauração da Regularização Fundiária Urbana (REURB), a elaboração de um projeto de parcelamento e visitas técnicas para levantamento preciso de dados.
A Regularização Fundiária Urbana (REURB) é um conjunto de ações que legaliza assentamentos informais, garantindo a documentação oficial da propriedade e proporcionando segurança jurídica, valorização imobiliária e mais qualidade de vida para os moradores. Segundo a Secretaria de Habitação, mais de 20 áreas na cidade já iniciaram o processo de regularização neste ano.