Taboão da Serra avança em tecnologia com projetos de inovação e modernização da administração pública

André Egydio durante o Smart City Expo Curitiba, o maior evento sobre cidades inteligentes das Américas,
Com informações do Jornal Atual
Em apenas quatro meses de existência, a Secretaria de Tecnologia e Inovação de Taboão da Serra tem promovido avanços significativos na modernização da gestão municipal e no uso de tecnologias para melhorar o atendimento à população. Sob o comando do secretário André Egydio, a pasta foi estruturada mesmo sem previsão orçamentária, uma vez que foi criada após a aprovação do atual orçamento.
Nesta quarta-feira, dia 7, o secretário André Egydio recebeu a imprensa regional para um bate papo na recém-inaugurada sede da secretaria, que está funcionando no antigo prédio do Santander da prefeitura de Taboão da Serra.
“Esses primeiros meses foram dedicados à estruturação da secretaria, identificando nossas necessidades e priorizando projetos que já impactam positivamente a cidade”, explicou André Egydio. “Tecnologia é a alma de uma prefeitura moderna”, completou.
Um dos principais projetos que estão sendo estruturados é o Taboão Digital, que leva internet gratuita para diversos pontos da cidade, especialmente ao redor de prédios públicos. A iniciativa busca ampliar o acesso à internet para a população e melhorar a comunicação entre serviços públicos.
Outro foco da gestão é a aquisição de novos computadores para diversas secretarias, com destaque para a Secretaria da Saúde. “A demanda por equipamentos é grande. Abrimos uma licitação e, em 30 dias, teremos computadores novos, essenciais para implantar o prontuário eletrônico”, afirmou o secretário.
O prontuário eletrônico, segundo Egydio, é uma das principais inovações para agilizar e melhorar o atendimento médico. “Não haverá mais prontuário de papel. Todo o histórico do paciente ficará digitalizado, acessível aos profissionais de saúde.”
A Prefeitura também avança com o projeto “Prefeitura sem Papel”, com o uso do sistema SEI (Sistema Eletrônico de Informações). A ideia é eliminar o uso de papel em trâmites administrativos internos, otimizando processos e gerando economia de recursos. “Já capacitamos a maioria dos servidores. Faltam apenas algumas pastas para completarmos a implantação”, explicou.
Entre os projetos em fase de conclusão está o aplicativo do Botão de Pânico, voltado para mulheres com medidas protetivas. “O aplicativo permitirá que a mulher acione a GCM caso o agressor se aproxime. A localização será enviada imediatamente e uma viatura será deslocada ao local”, detalhou Egydio.
Na área da educação, a secretaria também prepara um sistema de presença automatizada por reconhecimento facial. “Ao entrar na escola, o aluno terá a presença registrada automaticamente e os pais serão notificados por SMS ou WhatsApp. Isso aumenta a segurança e o controle”, explicou.
A segurança também está na pauta com a implantação de câmeras com reconhecimento facial. “Queremos um sistema semelhante ao da capital paulista, o Muralha Digital. Vamos integrar essa tecnologia para tornar Taboão da Serra uma cidade mais segura”.
A secretaria, de acordo com Egydio, está integrada a todas as demais. “Qualquer software ou aplicativo passa por aqui. Damos suporte e garantimos que todos os sistemas funcionem de forma eficiente e segura”, finalizou.
Com apenas quatro meses de existência, a Secretaria de Tecnologia e Inovação já demonstra que pode ser protagonista na modernização da gestão pública de Taboão da Serra.