º
Quinta-Feira,
15 de Maio de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
15 de maio de 2025

Taboão da Serra: Audiência sobre municipalização da BR-116 mobiliza moradores e agrada prefeito

Eduardo Toledo / O Taboanense



Durante a audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (14), o prefeito de Taboão da Serra, Engenheiro Daniel, avaliou como positiva a participação da população no debate sobre a municipalização da antiga rodovia Régis Bittencourt, hoje Avenida Aprígio Bezerra da Silva.

O evento contou com a presença de autoridades, vereadores, técnicos da administração e moradores da cidade. Segundo o prefeito, o envolvimento popular foi um dos principais destaques da audiência.

“Fico muito satisfeito, até mesmo porque encontrei uma Câmara Municipal com pelo menos 50% a 60% dos presentes sendo moradores de Taboão da Serra. Normalmente, em audiências públicas ou eventos promovidos pelo poder público, o que se vê é a presença majoritária de funcionários e lideranças políticas. Mas hoje vimos a população, e esse era justamente o nosso objetivo: trazer o cidadão para discutir a cidade”, destacou.

Durante a reunião, a Prefeitura apresentou detalhes do atual plano de mobilidade e das mudanças implantadas na avenida, como a instalação de semáforos, gerando grande repercussão entre os moradores.

O prefeito também comentou sobre a mudança na percepção popular desde o início das obras. “Seis ou oito meses atrás, ainda no período de campanha, a cidade estava muito dividida. Naquele momento, 70% a 80% da população era contra a municipalização. Hoje, tenho a sensação de que grande parte da cidade — talvez até 90% — é a favor da permanência de alguns semáforos e não da sua remoção, como se defendia anteriormente”, avaliou Daniel.

Para o chefe do Executivo, a audiência cumpriu seu papel e ajudou a nortear as decisões que ainda serão tomadas pela administração. “Saio daqui com um direcionamento mais claro. E, obviamente, esse direcionamento deve ser consolidado na votação que será realizada na próxima semana”, concluiu.

Manutenção de quatro semáforos e testes

Engenheiro Daniel afirmou que há pelo menos quatro meses o tema vem sendo discutido internamente com sua equipe técnica. “Inclusive, em uma das poucas visitas que consegui fazer pela cidade, uma delas foi com o Marcos Paulo [secretário de transporte e mobilidade urbana], e a partir de agora me comprometo a andar mais, visitar as secretarias e ouvir mais de perto a população”, disse.



Daniel deixou claro que, pessoalmente, defende a permanência de quatro pontos semafóricos estratégicos: no São Judas, próximo ao Motel Morumbi, na região piscinão da Portuguesinha, ligando com o Jd. Salete, o cruzamento do Shopping Taboão, além da José Dini. “A minha vontade seria manter esses quatro semáforos, mas a decisão será baseada no que a população deseja”, afirmou.

No Jd. Maria Rosa, na José Dini, o prefeito destacou que não se trata apenas de proteger o acesso à igreja local, como alguns sugerem, mas sim de garantir mobilidade e segurança para motoristas e pedestres. “Ali também temos uma clínica de hemodiálise, e outros fluxos importantes. Queremos garantir uma dinâmica segura e funcional.”

Sobre os demais semáforos ao longo da via, o prefeito informou que pretende testá-los antes de qualquer remoção definitiva. “A ideia é tirar por 30 a 60 dias e avaliar o impacto. Se funcionar, ótimo. Se não, voltamos atrás. É preciso cautela e base técnica para tomar decisões”, explicou.

Daniel também revelou que será contratada uma empresa especializada para realizar estudos de impacto viário após as alterações. “Estamos avaliando inclusive contratar a mesma empresa que já atuou anteriormente no município, pois ela conhece bem os desafios da nossa mobilidade”, disse.

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Marcos Paulo de Oliveira, que também participou da audiência, reforçou que o governo tem adotado uma abordagem técnica, alinhada às diretrizes do prefeito. “O teste é uma ferramenta de sabedoria. Quando você testa, a própria população pode ver na prática se a medida funciona ou não”, disse.

A audiência teve como principal objetivo ouvir a população e orientar os próximos passos da administração em relação à municipalização da via, tema que deverá ser debatido também em votação nos próximos dias.

Participaram da audiência os vereadores Carlinhos do Leme, presidente da Câmara Municipal, as vereadoras Thamires de Cássia, Joice Silva e Najara Costa e os vereadores Celso Gallo, Sandro Ayres, Anderson Nóbrega, Nezito, Ronaldo Onishi, Enfermeiro Rodney, Wanderley Bressan e Donizete.





2025Audiência Pública Taboão da SerraAvenida Aprígio Bezerra da SilvaCâmara Municipal de Taboão da SerraEngenheiro DanielEstudo de Impacto Viáriogestão pública Taboão da SerraMarcos Paulo de OliveiraMarcos Paulo MobilidadeMobilidade Urbana Taboão Da SerraMunicipalização da BR 116Participação Popular Taboão da SerraPlanejamento Urbano Taboãoprefeito Engenheiro DanielReunião com VereadoresSemáforos em Taboão da SerraTaboão da SerraTrânsito em Taboão da Serra
Notícias Relacionadas
  • Luto

    Taboão da Serra: Orlandino será velado nesta quinta-feira, dia 15, no Cemitério Valle dos Reis
  • Política

    Prefeito sanciona lei de políticas públicas de combate ao racismo em Itapecerica da Serra
  • Tecnologia e Transporte

    Taboão da Serra: Viação Fervima atualiza sistema com mapas interativos de itinerários e horários das linhas
  • Luto

    Ex-vereador e presidente da Câmara Municipal, Orlandino morre aos 77 anos em Taboão da Serra
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6