º
Segunda-Feira,
16 de Junho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
19 de março de 2019

Sítio das Madres recebeu infraestrutura apenas em 1998

Acervo / Jornal O Cidadão

Obras de instalação da galeria pluvial em 1998 no Sítio das Madres

Publicado no Blog de Clayson Latorre

Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 761 do Jornal O Cidadão, publicada em setembro de 1998. O destaque foi o início das obras da urbanização do Sítio das Madres.

Taboão da Serra foi, por muitos anos, uma cidade onde as invasões se tornaram rotineiras. Bairros não planejados, ocupação irregular e péssima infraestrutura deram o tom em toda a década de 80 e início dos anos 90. Com o problema criado, era preciso resolver e melhorar a vida das pessoas que se submetiam a condições muitas vezes deploráveis.

Em setembro de 1998, o então prefeito Fernando Fernandes, em seu primeiro mandato, iniciou uma verdadeira revolução no Sítio das Madres, um dos bairros mais carentes de Taboão da Serra. Uma audiência com moradores do bairro aconteceu em agosto e em menos de um mês as obras de instalação das galerias pluviais, para captação da chuva, foram iniciadas.

Fernandes disse ao jornal O Cidadão na época: “Conheço de perto a realidade do Sítio das Madres, que recebeu seus primeiros moradores a partir de 1989, quando fui vice-prefeito. A urbanização deste bairro estava no meu programa de governo, e é tanto melhor fazê-lo com reconhecimento político do vereador Ismael Macedo”.

No Sítio das Madres I residiam na época 227 famílias que sofriam com constantes enchentes. “Ali há uma pequena galeria, feita no início dos anos 80, com tubulações estreitas e que estão completamente obstruídas”, relatou O Cidadão.

O núcleo 1 recebeu mais de um quilometro de galerias pluviais além de 62 bocas de lobo para a captação da água da chuva. “Todo o volume líquido captado será jogado no córrego Joaquim Cachoeira”, mostrou o jornal.

Com o fim das obras, a Sabesp iniciou a instalação da rede de esgoto. “Segundo Pedro Bonano, gerente regional da Sabesp em Taboão da Serra ‘os estudos para a implantação da rede coletora já estão em fase final’”.

Blog do Clayson LatorreClayson LatorreHistóriaJornal O CidadãoMemóriaO CidadãoPedro BonanoSabespSítio das Madres
Notícias Relacionadas
  • Oportunidade

    Sabesp disponibiliza 120 vagas para o Programa de Estágio
  • Saneamento

    Estação de Tratamento de Esgoto Barueri será modernizada e ampliada; obra beneficiará Taboão da Serra e região
  • História

    Escriba, uma das maiores empresas de Taboão da Serra, chegou na cidade em 1970
  • Serviço

    Taboão da Serra ganha nova agência de atendimento da Sabesp a partir desta segunda (7)
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6