Secretaria de Tecnologia e Inovação de Taboão da Serra realiza pesquisa para mapear qualidade de acesso à internet no município

A Secretaria de Tecnologia e Inovação de Taboão da Serra iniciou uma pesquisa para avaliar a qualidade do acesso à internet no município. A iniciativa, que funcionará como um “censo digital”, busca identificar os principais problemas enfrentados pela população e orientar futuras ações do poder público.
Segundo o secretário André Egydio, a consulta vai muito além de um levantamento genérico. “É justamente para avaliar o que realmente precisamos. Às vezes, temos muitos projetos e objetivos, mas o principal é saber do lado de lá o que o cidadão está precisando, qual é a expectativa dele, para que possamos caminhar na direção certa”, explicou.
O formulário aborda aspectos como a forma de acesso à internet (celular, computador, em casa ou no trabalho), além da qualidade do sinal oferecido pelas operadoras. A pesquisa já está disponível para os moradores votarem no link: http://opinataboao.ts.sp.gov.br/
Egydio destacou que os dados também servirão para cobrar melhorias das operadoras e da Anatel em relação à cobertura do 5G. “A Anatel informou que Taboão da Serra estaria totalmente coberta até 2029, mas depois que aprovamos a lei houve um compromisso de antecipar para 2026. É importante verificar se isso está acontecendo, porque em alguns pontos, como perto da Câmara Municipal, ainda temos áreas de sombra e sinal muito ruim”, relatou.
Além de mapear a forma como os moradores acessam a internet, a pesquisa também servirá para avaliar os serviços oferecidos pelas operadoras e a qualidade do sinal no município. “Nós vamos avaliar os serviços das operadoras e a qualidade do sinal, e entender como a população utiliza a internet na cidade para cobrar dessas empresas um serviço melhor. Além disso, também vamos verificar se os moradores conhecem o serviço de Wi-Fi gratuito oferecido pela prefeitura e se querem que ele seja ampliado”, explicou Egydio.
O secretário também elogiou a iniciativa do prefeito Engenheiro Daniel, que criou a Secretaria de Tecnologia e Inovação. “A criação da Secretaria de Tecnologia e Inovação foi uma decisão muito acertada do prefeito Engenheiro Daniel. Ele entendeu que modernizar os serviços digitais da prefeitura é fundamental para dar mais agilidade, transparência e qualidade no atendimento à população. Esse olhar inovador mostra o compromisso dele em preparar Taboão da Serra para os desafios do futuro”, afirmou.
A pesquisa ficará disponível até o dia 30 deste mês. Após a conclusão, os resultados serão analisados para definir prioridades. “Com esses dados, conseguiremos configurar os objetivos e as prioridades. Se não tivermos um norte, não adianta. Essa consulta vai nos dar esse direcionamento”, concluiu Egydio.