Saúde Digital Paulista atinge marco histórico de 100 mil teleatendimentos
Mais de 60 mil pacientes já foram beneficiados com o programa, presente em 146 municípios e 236 unidades de saúde

O Centro de Inovação em Saúde Digital, iniciativa do Governo de São Paulo conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o InovaHC, do Hospital das Clínicas da FMUSP, alcançou nesta sexta-feira, dia 19, a marca de 100 mil teleatendimentos realizados, consolidando-se como o maior programa público de saúde digital paulista.
O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, destacou a relevância do avanço. “A Saúde Digital Paulista está sendo um divisor de águas para a saúde pública do nosso estado. Estamos democratizando o acesso, levando especialistas a regiões onde antes era mais difícil contar com esse suporte e garantindo um atendimento mais humano, moderno e resolutivo para a população paulista.”
Para Cristina Balestrin, coordenadora do programa, o resultado traduz o impacto direto na vida da população. “Este número representa um trabalho que transforma a vida de milhares de pessoas, aproximando o cidadão de um cuidado mais ágil e eficiente, além de reduzir deslocamentos desnecessários. Chegar a este marco só foi possível graças às parcerias firmadas e a dedicação de todos os profissionais envolvidos.”
Atualmente, o programa está presente em 146 municípios e 236 unidades de saúde, beneficiando cerca de 60 mil pacientes em todas as regiões do estado. Em algumas áreas, a taxa de resolutividade chega a 85%.
Iniciativas do Programa
• TeleAPS – Atendimento remoto na Atenção Primária, já realizado em mais de 39 mil consultas, beneficiando 23 mil pacientes em 60 UBSs.
• AME+ Digital – Consultas especializadas em 14 áreas médicas, com mais de 6 mil atendimentos e resolutividade superior a 86%.
• TeleUTI – Suporte remoto a equipes de UTIs em 19 hospitais, com mais de 16 mil discussões de casos clínicos e mais de 2 mil pacientes atendidos.
• TeleSAP – Teleatendimento em 68 unidades prisionais, já ultrapassando 35 mil consultas a mais de 24 mil pessoas privadas de liberdade.
Aplicativo Poupatempo
O acesso a serviços digitais de saúde também está disponível pelo app Poupatempo, que concentra iniciativas como o Mulheres de Peito, para rastreamento de câncer de mama, e o Filho que Ama leva o Pai ao AME, que oferece check-ups gratuitos para homens acima de 50 anos.
Pesquisa e Inovação
O programa conta ainda com o PDI Saúde Digital, realizado em parceria com o HCFMUSP, voltado ao desenvolvimento e validação de novas soluções digitais que podem ser escaladas em benefício da rede pública, alinhando qualidade assistencial, inovação e segurança.