º
Terça-Feira,
03 de Fevereiro de 2026
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
11 de março de 2018

São Paulo: Sacola da leitura incentiva os alunos da rede estadual a lerem já no 1º ano

O contato com os livros ainda nos primeiros anos já mostra que com o passar do tempo leitores assíduos podem surgir

Reprodução

Além dos trabalhos em sala de aula, projetos que incluem a família têm sido fundamentais para essa conquista

Na rede estadual paulista, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental são incentivados a ter o hábito da leitura desde o início das aulas. Cerca de 80% desses estudantes não são alfabetizados, mas só de terem contato com livros e serem estimulados pela professora, começam a demonstrar grande interesse pelo tema.

Na Escola Estadual Brasílio Machado, por exemplo, as duas salas de 1º ano costumam estar familiarizados com a leitura com pausas até meados de setembro, chegando a fluência no final do ano. Em 2017, os alunos passaram a ler mais de 2 livros por mês, segundo números levantados nas salas de leitura e classes da unidade de ensino.

Além dos trabalhos em sala de aula, projetos que incluem a família têm sido fundamentais para essa conquista. “Quando os pais se envolvem na leitura e na aprendizagem dos alunos, o interesse do aluno é maior, pois criasse um momento de afinidade em que as crianças percebem que por meio do livro é possível soltar ainda mais a imaginação”, ressaltou a diretora Simone Romano.

Para apoiar o projeto, a ONG Reviravolta entregou uma sacolinha personalizada para todos os pequenos em que eles levam os livros semanalmente e os devolvem assim que a leitura é concluída. Além da sacolinha, a parceira ainda promove rodas de mediação de leitura com voluntários da ONG.

Já na Escola Estadual Demosthenes Marques, os alunos também participam do projeto “Coruja da Leitura” que incentiva o envolvimento dos pais, acompanhando ou auxiliando-os na leitura. Cada sacola conta com um caderno de desenho, em que o aluno após ler o livro reconta as melhores partes por meio de desenhos ou pequenos textos.

EducaçãoGoverno do EstadoLiteraturaSacola da LeituraSão Paulo
Notícias Relacionadas
  • Volta às Aulas

    Rede municipal de Taboão da Serra inicia ano letivo em 9 de fevereiro com distribuição de kits escolares
  • Oportunidade

    Grupo GR abre 360 vagas para diversas áreas com atuação na capital
  • Oportunidade

    ViaQuatro e ViaMobilidade estão com mais de 280 vagas abertas para atuação no segmento metroferroviário
  • Serviço

    Projeto Cidadania Itinerante segue com serviços gratuitos até quinta-feira (22) em Taboão da Serra
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

desenvolvido por

www.flokin.com.br
11 99428-5956
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6