Robert Francis Prevost é eleito papa e adotou o nome Leão XIV
O cardeal norte-americano é o 267º papa da Igreja Católica

Cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito papa nesta quarta e adotou o nome de Leão XIV
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Habemus papam. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado no início da tarde desta quinta-feira, dia 8, como o 267º papa da Igreja, diretamente da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O pontífice escolheu o nome Leão XIV. Ele sucede Francisco, falecido no último dia 21.
A fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Sistina no início da tarde desta quinta-feira, dia 8, sinalizando o sucesso das deliberações dos 133 cardeais reunidos. O anúncio de Robert Francis Prevost aconteceu em seguida.
A escolha do novo papa se deu após a terceira votação do dia e a quarta votação geral, iniciada na quarta-feira, dia 7. A fumaça branca colocou a multidão reunida na Praça de São Pedro em êxtase.
A escolha do nome Leão XIV evoca um legado de papas que marcaram a história da Igreja, como Leão I, que enfrentou as invasões bárbaras, e Leão XIII, conhecido por sua encíclica social Rerum Novarum. A adoção deste nome pode sinalizar uma intenção do novo pontífice de abordar os desafios atuais com a mesma firmeza e visão de seus predecessores.
O nome “Leão” não era escolhido por um pontífice há mais de um século. O último a utilizar o nome foi o papa Leão XIII, nascido Vincenzo Gioacchino Pecci em 1810, na antiga Roma ocupada pelos franceses, esteve no cargo de 1878 até sua morte, aos 93 anos, em 1903.
Ele foi o 256º papa da Igreja Católica, seu papado durou 25 anos e é o quarto mais longo da história do Vaticano.
Informações Agência Brasil