º
Terça-Feira,
17 de Junho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
11 de julho de 2019

Rede Elétrica: Enel dá dicas de segurança para as férias

Reprodução

 

Durante as férias escolares, crianças e adolescentes costumam dedicar mais tempo a passatempos, passeios e viagens. Para que essas atividades transcorram em segurança, são necessárias algumas precauções.

Com objetivo de conscientizar a população quanto aos cuidados com a rede elétrica, a Enel Distribuição São Paulo dá dicas que podem evitar acidentes e até salvar vidas:

1 – Ao viajar, desligue os aparelhos elétricos e eletrônicos das tomadas. Esse cuidado, além de economizar energia, evita acidentes, pois esses aparelhos podem entrar em curto e causar incêndio caso haja alguma alteração na rede elétrica provocada, por exemplo, por raios;

2 – Nas brincadeiras ao ar livre, é importante manter as crianças afastadas da rede elétrica. Não permita que elas subam ou apanhem frutas em árvores que estejam próximas à fiação;

3 – Em espaços fechados, como garagens, playgrounds ou até mesmo dentro de casa, evite deixar fios e extensões expostos e mantenha tomadas inativas cobertas e isoladas. As instalações elétricas devem estar em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados;

4 – Ainda em relação às recreações ao ar livre, tradicionalmente, empinar pipas é um dos passatempos mais praticados por crianças e jovens durante o período de recesso escolar. Entretanto, pipas e rede elétrica são uma combinação perigosa. A brincadeira, quando não leva em consideração a segurança, pode ocasionar desligamentos na rede de energia e causar acidentes graves, queimaduras e até morte. Para afastar esses riscos da brincadeira, oriente as crianças a empinar pipas em espaços abertos e afastados das fiações, como campos, parques ou praças;

5 – Caso a pipa se enrosque em postes ou antenas, oriente os jovens a nunca arremessar objetos nos fios e não tentar resgatá-los com barras de ferro, pedaços de madeira ou qualquer outro utensílio, condutor de energia ou não.

6 – Materiais metálicos também não devem ser utilizados na fabricação deste brinquedo, pois conduzem eletricidade, aumentando a chance de choque elétrico, podendo causar até a morte de uma pessoa.

7 – O uso da chamada linha chilena, que possui poder de corte quatro vezes maior que o cerol tradicionalmente usado nas pipas, tem agravado ainda mais a situação. O risco de acidentes fatais é alto para pedestres e motociclistas e os danos à rede elétrica também são maiores.

8 – O uso de cerol (pó de vidro com cola) oferece mais um risco: ele corta a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou de cobre, criando a situação de transferência de corrente elétrica. Além disso, o uso de cerol também pode provocar acidentes com motociclistas.

9 – A população não deve tentar mexer em qualquer componente da rede elétrica, como a fiação aérea, por exemplo. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede elétrica.

10 – Além das pipas, é preciso redobrar a atenção com os balões. Eles respondem por muitos acidentes na rede elétrica já que podem cair acessos em florestas, residências e indústrias e até oferecer perigo à aviação. O que antes era considerado uma brincadeira, hoje é crime. De acordo com a nova Lei de Crimes Ambientais, Lei Nº 9.605, de fevereiro de 1998, não somente soltar balões agora é crime, como também fabricar, vender ou transportar. A pena prevista é de um a três anos de detenção ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

2019EletropauloENELPipaRede ElétricaSão Paulo
Notícias Relacionadas
  • Causa Animal

    Ong Patre participa de protesto em São Paulo contra exportação de animais vivos por via marítima
  • Música

    Como a Serenata Resiste ao Tempo e à Tecnologia
  • 1ª unidade da Cafu Academy do Brasil será inaugurada no Shopping Taboão com foco em formação e inclusão
  • Violência

    Sete ônibus intermunicipais foram alvos de vandalismo em Taboão da Serra e Embu das Artes
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6