º
Terça-Feira,
17 de Junho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
16 de dezembro de 2019

Projeto Tamar chega à marca de 40 milhões de tartarugas soltas no mar

Fernando Frazão/Agência Brasil

Repórter Nacional

Foi em 1980 que um grupo de estudantes de oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande, no Sul do País, presenciou em ilhas e arquipélagos como Abrolhos, Fernando de Noronha e Atol das Rocas, pescadores abatendo tartarugas. A reação deles acabou de transformando no embrião que hoje é o Tamar. Quem conta um pouco dessa história é a oceanógrafa Neca Marcovaldi, coordenadora de pesquisa e conservação do Projeto e uma de suas fundadoras.

Foram dois anos iniciais de trabalho para mapeamento de quase oito mil quilômetros do litoral brasileiro. E, se no começo a tarefa quase impossível contou com quatro sonhadores, atualmente, com o apoio da Petrobras, o projeto gera 1800 oportunidades de emprego, sendo 700 diretos com carteira assinada, E consegue se manter com 70% de recursos próprios.

Ex-pescador, Antônio Mendes Vieira está no projeto Tamar há 33 anos. Ele vem de um tempo em que a desova era muito pequena na região, e as tartarugas eram usadas pela comunidade local para alimentação. Hoje, seu Antônio comemora o fato de, assim como ele, outros pescadores se dedicarem às atividades de preservação.

Na última sexta-feira, foram soltos diante de dezenas de turistas e moradores locais, 101 animais recém-nascidos na Praia do Forte, em Mata de São João, na Bahia, a cerca de 80 quilômetros de Salvador. No local, está a principal estrutura do Projeto Tamar no país.

São pequenas tartarugas que haviam nascido em algum ponto do litoral nordestino e não conseguiram deixar a ninhada rumo ao mar correndo risco de vida. Após serem coletadas para identificação da espécie, puderam finalmente se encontrar com o oceano.

2019BrasilProjeto TamarTartarugas
Notícias Relacionadas
  • Ensino Superior

    Estudantes de Taboão da Serra e região têm até sexta para fazer inscrição no Enem 2025
  • Serviço

    Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras: perigos domésticos acendem alerta para a segurança das crianças
  • Política

    PGR pede ao Supremo prisão de Carla Zambelli
  • Serviço

    INSS inicia comunicação oficial sobre descontos associativos; saiba como contestar valores
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6