Projeto de Lei garante atendimento prioritário a mães e pais atípicos em Taboão da Serra

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou na sessão de terça-feira, dia 29, o Projeto de Lei nº 065/2025, de autoria do vereador Dr. Ronaldo Onishi, que autoriza o Poder Executivo a implantar o atendimento prioritário a mães e pais que cuidam de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições neurodivergentes.
A proposta tem como objetivo oferecer mais agilidade e acolhimento no atendimento dessas famílias nos estabelecimentos públicos e privados do município, reconhecendo o esforço e os desafios enfrentados no cuidado contínuo com filhos que possuem necessidades especiais permanentes.
Conforme o texto da lei, os estabelecimentos deverão incluir o símbolo mundial de conscientização do autismo nas placas de atendimento prioritário.
O vereador Dr. Ronaldo Onishi reforçou que o projeto atende a uma demanda urgente da sociedade. “A prioridade no atendimento será fundamental para a tranquilidade e o conforto dos autistas e seus familiares. Mesmo quando estão sozinhos, mães e pais atípicos precisam ser atendidos rapidamente, pois seus filhos dependem de seus cuidados”, diz.
O projeto de lei vai para sanção do prefeito, que deverá promover a regulamentação do funcionamento do atendimento prioritário.