º
Terça-Feira,
01 de Julho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
22 de agosto de 2022

Programa ‘Remédio em Casa’ atende mais de 2 mil munícipes em Taboão da Serra

Programa municipal realiza entrega de medicamentos de saúde mental na residência dos munícipes

Reprodução

‘Remédio em Casa’, programa está voltado à distribuição de remédios de Saúde Mental

A Prefeitura de Taboão da Serra, informou nesta segunda-feira, dia 22, que o programa Remédio em Casa, que faz a entrega em domicílio de medicamentos, beneficia atualmente mais de dois mil pacientes. O projeto foi implantado em março deste ano.



Segundo a Prefeitura, nesta etapa, o programa está voltado à distribuição de remédios de Saúde Mental e abrange as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Dez motoboys realizam a entrega dos remédios na residência dos pacientes e, em média, são feitas 100 entregas por dia.

“Nosso governo tem como missão facilitar a vida dos taboanenses e o programa Remédio em Casa foi criado para isso. Através dele, estamos garantindo a continuidade dos tratamentos, o acesso aos remédios e ainda evitando que os pacientes tenham que se deslocar até a unidade de saúde para retirar algumas medicações. Esse é um grande avanço para a Saúde do nosso município e pretendemos ampliar ainda mais os trabalhos”, afirma o prefeito Aprígio.

O Remédio em Casa iniciou na primeira semana de março deste ano, como um projeto piloto na UBS Salete. Duas semanas depois foi estendido para as UBSs Santa Cecília e Jd. América. Na sequência, foi a vez das UBS Scândia/Panorama e Santo Onofre serem contempladas. Posteriormente mais unidades foram beneficiadas e em maio as UBSs Clementino, Record/Ponte Alta, Silvio Sampaio, Parque Pinheiros e Suiná já realizavam o programa.

E este mês as UBSs Jd. das Margaridas, Oliveiras/Marabá e Dra. Maria José de Albuquerque entraram para o programa Remédio em Casa.

O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa explica como se deu a escolha do grupo de pacientes. “Durante a pandemia, vários pacientes, principalmente os que utilizam medicamentos psicotrópicos, de Saúde Mental, abandonaram os tratamentos. Como forma de retomar esses tratamentos, escolhemos esse grupo para dar início ao programa. Hoje contamos com 10 motoboys que realizam a entrega dos remédios na residência dos pacientes e, em média, são feitas 100 entregas por dia”, declara.

Para garantir o retorno dos pacientes de Saúde Mental, nas unidades em que há o Programa Saúde da Família (PSF), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez um levantamento e as agentes comunitárias de saúde realizaram a busca ativa daqueles que abandonaram o tratamento durante a pandemia. Segundo a pasta a adesão aos tratamentos melhorou de forma significativa.

Agnaldo Santos Souza, coordenador de Assistência Farmacêutica da Prefeitura, explica como o programa funciona. “A adesão ao Remédio em Casa não é obrigatória. Então, o paciente tanto pode procurar a UBS de referência para saber mais informações, como também na consulta o médico orienta sobre o serviço e direciona o paciente para a farmácia da unidade. Antes de aderir ao programa, é necessário assinar um termo de aceitação com as orientações. Após a adesão ao programa, os medicamentos são entregues na residência do paciente em até 24h”, comenta.

Ampliação

A Secretaria de Saúde pretende ampliar o programa com a entrega do kit diabetes (lancetas, tiras reagentes, seringas, entre outros) em domicílio. O objetivo é beneficiar os pacientes, principalmente os que são idosos, têm dificuldade de locomoção ou que não conseguem retirar os insumos no horário agendado pela unidade.





2022AprígioJosé Alberto TarifaRemédio em CasaSecretaria de SaúdeTaboão da Serra
Notícias Relacionadas
  • Economia

    Taboão da Serra e região: Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes
  • Crime

    PM recupera carro furtado e prende homem por receptação em Taboão da Serra
  • Transporte

    Artesp reduz frota de ônibus intermunicipais durante as férias escolares em Taboão da Serra e região
  • Crime

    Denúncia anônima leva PM a prender homem com arma de uso restrito em Taboão da Serra
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6