Prefeitura vai implantar ecopontos para recolher entulho
Hoje não existe nenhum tipo de aterro em Taboão da Serra. Todo o entulho da construção civil produzido na cidade é abandonado em terrenos públicos. Em dias de chuva, grande parte deste material segue para os córregos, galerias e bocas-de-lobo. O risco de enchente é quase certo. Para dar uma solução a este grave problema, que coloca em risco a qualidade de vida de toda a cidade, a prefeitura esta implantando um programa que vai permitir a reciclagem do entulho da construção civil.
Ainda em março, a prefeitura vai dar início à construção de oito galpões, onde serão depositados os resíduos. Os locais, que receberão, o nome de Eco pontos, terão a propriedade do material até que a empresa, contratada pela prefeitura, venha resgatá-lo para fazer a reciclagem. Hoje existem 40 terrenos públicos na cidade que recebem entulho quase que diariamente. Apesar do serviço de coleta que destina esse material para um aterro fora da cidade, o entulho não é reutilizado.
Foto: Divulgação |
![]() |
Ecoponto de Guarulhos serve de exemplo para Taboão |
“Todo o esforço que a prefeitura desenvolve para oferecer uma boa qualidade de vida aos taboanenses cidade passa pela limpeza da cidade. Desde de a implantação de programas como o Taboão de Cara Limpa até a coleta de lixo diária dentro das comunidades, encontrávamos dificuldades para lidar com o entulho da construção civil. Este procedimento é uma alternativa para aquele munícipe que não sabe o que fazer com o seu material”, explicou o prefeito Dr. Evilásio Farias.
Para o secretario de Obras, Ricardo Rezende, o programa nasce também com o objetivo de ajudar o pequeno construtor. “A nossa intenção não é sair multando e punindo as pessoas por aí. Queremos oferecer condições adequadas àqueles que não têm dinheiro para locar uma caçamba e não sabem o que fazer com os restos do material utilizado em sua obra”, explicou. “Isto é política pública de limpeza, onde todos, a sociedade e o governo tem seu papel e sua responsabilidade com o meio ambiente.”, conclui.
Taboão de Cara Limpa
No início de 2005, o município viveu uma das maiores enchentes da sua história. A tempestade que castigou toda a região, devastou o Largo do Taboão , ilhou vários pontos da periferia e levou ao transbordamento de quatro piscinões. O que foi observado na ocasião por técnicos que promoveram a limpeza é que praticamente todas as galerias da cidade estavam completamente obstruídas por entulhos.