º
Segunda-Feira,
16 de Junho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
25 de maio de 2017

Prefeitura inaugura Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes

Divulgação

A Prefeitura de Taboão da Serra inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 25, o espaço municipal para abrigar crianças e adolescentes com idade de zero a 17 anos em estado de vulnerabilidade social. O Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), antigo Instituto Asas Brancas, é administrado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

 



 

A casa tem hoje 22 internos que recebem, além de moradia e alimentação, apoio psicológico, psicopedagogo, cursos de informática, acompanhamento escolar e lazer. “Temos um trabalho para o desenvolvimento educacional deles, autonomia de vida e profissional”, explicou a coordenadora do espaço, a advogada Márcia Garcia.

O prefeito Fernando Fernandes declarou que o espaço, além de abrigar crianças em situação de vulnerabilidade, também receberá outros projetos de prevenção para crianças, adolescentes e jovens. “Esse é o início do grande projeto que vamos ter instalado aqui no Asas Brancas [Saica]. Temos grandes projetos para esse espaço, projetos culturais, de esporte, profissionalização, todos envolvendo crianças, adolescentes e jovens, para que a gente faça um trabalho preventivo”.

A deputada Analice Fernandes destacou a importância do trabalho que é desenvolvido pela equipe da Assistência Social no Saica. “Hoje a Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social inicia um dos trabalhos mais importantes dessa gestão, que é cuidar de meninas e meninos nessa fase difícil de suas vidas. É oferecer a elas a essas meninas e meninos uma educação, cidadania, e um apoio efetivo muito grande que elas estão precisando. É um desafio imenso”, disse.

A secretária da Assistência Social, Arlete Silva, explicou que a reforma aconteceu em um mês, mas com empenho e dedicação toda equipe conseguiu deixar o espaço pronto para receber as 22 crianças que, desde hoje a tarde passaram a ter o Saica como moradia.

Em seu discurso, o juiz Nelson Ricardo Casalleiro relatou que cobrou duramente o prefeito para concluir as obras no abrigo e parabenizou o governante pela conclusão do trabalho.

“Cabe ao Poder Judiciário e ao Ministério Público cobrar duramente das nossas autoridades para que se cumpra a lei, para que se cumpra as suas promessas. Neste caso específico cobrei duramente o prefeito para a realização disso, e ele me mandou um documento dizendo que faria. Para minha surpresa ele fez, nós não estamos acostumado a ver promessas cumpridas. Um trabalho muito bonito, o trabalho merece meus parabéns”, declarou.

Mudança no nome
Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na sessão do dia 23, um projeto de lei mudando o nome do Instituto Asas Brancas para Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes professor Almério Lima Leite.



De acordo com os vereadores o professor Almério dedicou a sua vida em prol das crianças órfãs que viviam no antigo Asas Brancas até os 97 anos, quando faleceu.

“Seu Almério era aviador, exerceu o cargo de diretor da Vasp e deixou um legado de altruísmo, humanidade, amor e solidariedade em nossa cidade. Eu lembro que cresci vendo seu Almério atendendo as crianças do Asas Branca ele fazia isso com muito amor, todos podiam notar”, afirmou a presidente Joice Silva.

Reintegração de posse
Em abril, a Prefeitura realizou a reintegração de posse do prédio onde funcionava a Instituição de Amparo à Criança Asas Brancas, cumprindo uma ordem judicial. A decisão foi proferida pelo juiz Nelson Ricardo Casalleiro. Desde então a Prefeitura detém 80% do espaço.

Na ocasião, a Prefeitura justificou a reintegração, em nota informou “que a Promotora de Justiça da Infância e Juventude constatou a falta de condições do abrigo”.



2020Arlete SilvaAsas BrancasAssistência SocialDr. Nelson CasalleiroFernando FernandesSAICASAICA Almério Lima LeiteSolidariedadeTaboão da Serra
Notícias Relacionadas
  • Segurança

    Adolescentes são apreendidos em Taboão da Serra após furtarem duas motocicletas, mas liberados após BO
  • Serviço

    Prefeitura de Taboão da Serra altera expediente em feriado de Corpus Christi
  • Aulas Olímpicas

    Escolas de Taboão da Serra, Embu das Artes e região vão ter aulas de matemática aos sábados
  • Imposto

    Começa nesta segunda (16) o programa de anistia de IPTU com até 100% de desconto em Taboão da Serra
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6