º
Sexta-Feira,
04 de Julho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco


                                   
2 de junho de 2003

Prefeitura inaugura no Jd. Trianon a EMEF Ester Cordeiro

ACERVO HISTÓRICO – A Prefeitura de Taboão da Serra inaugurou no último domingo, dia 1º de junho, mais uma escola de ensino fundamental. A EMEF Professora Ester Cordeiro de Souza, fica na rua Antonio de Andrade Vieira, no Jardim Trianon. Serão atendidos 960 novos alunos, quando a escola estiver com sua capacidade total funcionando. Atualmente, 480 alunos de 1º a 4º séries, estudam na escola desde o mês de fevereiro, sob a orientação de 14 professores.

Estiveram presentes na inauguração o prefeito Fernando Fernandes, o vice-prefeito Israel Luciano e os vereadores Savazzi, Arlete Silva, Paulo Félix, Olívio Nóbrega e Ismael Macedo. O secretário de educação, João Medeiros, lembrou do aumento o número de alunos que estudam na rede pública municipal. “Quando o Dr. Fernando assumiu a prefeitura, eram sete mil alunos sob nossa responsabilidade, hoje temos cerca de 28 mil alunos municipalizados”, lembrou João Medeiros.

Aproximadamente 400 pessoas entre alunos e familiares participaram do evento que inaugurou oficialmente a escola. “Eu sei que cada vez que abrimos uma escola nova nós fechamos uma prisão”, comparou Paulo Félix durante seu discurso.

Pela primeira vez depois que as conversas sobre a sucessão municipal começaram o prefeito Fernando Fernandes se dirigiu a um assunto político em público. Fernandes criticou, durante seu discurso, o seu principal opositor, o deputado federal Dr. Evilásio Cavalcante Farias. “Tem gente que quer que a cidade piore, para poder falar mal da administração”, afirmou. O prefeito ainda criticou a ausência do parlamentar a inauguração.

“Com essa inauguração cumpro o meu papel de administrador público. Consciente que a educação de qualidade beneficia não só os alunos, mas toda a família e a comunidade. O bairro do Trianon agora pode contar com uma unidade escolar, bem equipada, com bons recursos pedagógicos e ótimos profissionais”, concluiu o prefeito.

O vice-prefeito Israel Luciano também aproveitou a inauguração para dar uma espetada em seus concorrentes na corrida pelo apoio de Fernando Fernandes. “Tem muita gente que se esquece, não fala nada, mas quando o prefeito faz algo o vice também faz, fazemos parte da mesma administração”, alfinetou Israel.

Segundo o secretário da Educação e Cultura, professor João Medeiros de Sá Filho, quando o prefeito Fernandes Fernandes assumiu o governo, a rede municipal tinha 7 mil alunos, hoje, são quase 27 mil. “Antes da inauguração da EMEF Ester a comunidade tinha que se dirigir até o Jardim Guacyara, hoje as crianças têm oportunidade de estudar perto de suas casas”, explicou.

“A EMEF Professora Ester Cordeiro de Souza já é uma referência positiva aqui no Jardim Trianon e dentre os projetos que a escola está desenvolvendo, destaco o ensino de xadrez, que envolve os alunos das 1a às 4a séries”, falou a diretora da EMEF Sandra Lima.

O prédio inaugurado domingo tem oito salas de aula, laboratório e sala de informática foi erguido em quatro pavimentos, acompanhando o declive do terreno de 1.112,61 m2. A escola leva o nome da professora Ester Cordeiro de Souza, que lecionou na Rede Municipal de Ensino, e faleceu em 1999. A última escola que trabalhou foi a EMEF Oscar Ramos Arantes. “Em todos os lugares que a educadora lecionava fazia um bom trabalho de alfabetização e criava um vínculo forte com os pais e a comunidade”, explicou a diretora da nova escola Sandra Maria Santos.

Professora Ester Cordeiro de Souza

A escola leva o nome da professora Ester Cordeiro de Souza, que nasceu em 10 de julho de 1968, e lecionou em várias escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino, entre elas, EMI Pedrinho (atual EMEF Vinícius de Moraes), EMI Reino das Àguas Claras, E.E Lúcia de Castro, E.E Professora Maria Aparecida Nigro Gava.

A última escola que trabalhou foi a EMEF Oscar Ramos Arantes. Ester cursou o Magistério e o curso de Pedagogia nas Faculdades Integradas Hebraico-Brasileiras Renascença. A educadora sempre foi excelente aluna e surpreendia por sua humildade e alegria. De família evangélica participava das atividades da igreja Batista na Vila Iasi, de Corais e como professora do Departamento Infantil em Escola Dominical. Ester faleceu dia 2 de outubro de 1999.

Veja mais fotos da inauguração

 

Acervo Taboão da SerraEducaçãoEMEF Ester Cordeiro
Notícias Relacionadas
  • Educação Inclusiva

    UniFECAF promove Bootcamp com contratação imediata para pessoas com deficiência
  • Educação

    Feira de Profissões mobiliza estudantes e recebe presidente da Câmara, ex-aluno da escola estadual de Taboão da Serra
  • Esporte

    Adriano Salomão revela planos de expansão da Cafu Academy no Brasil e no exterior
  • Esporte

    Cafu inaugura primeira unidade da Cafu Academy no Brasil em Taboão da Serra e destaca projeto como ferramenta de transformação social
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6