º
Segunda-Feira,
30 de Junho de 2025
  • 11 97446-9830
  • [email protected]
    • Home
    • Taboão
    • Embu
    • Itapecerica
    • + Região
    • São Paulo
    • Brasil
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Quem Somos
    • Anúncie Aqui
    • Fale Conosco

                                   
12 de fevereiro de 2025

Prefeitura de Taboão da Serra lidera ranking de transparência em São Paulo

Secom | PMTS



Bruno Hoffman, da Gazeta de S. Paulo

A Prefeitura de Taboão da Serra é a segunda cidade paulista mais bem avaliada no índice de transparência das informações públicas em 2024 e a primeira da Grande São Paulo.

O estudo foi divulgado pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), liderado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Taboão da Serra tem um índice de 96,96% e só perde para Itapevi, com 100%. Taciba aparece na sequência, com 95,21%. As três prefeituras foram as únicas no Estado a receber a certificação Diamante, a mais alta do PNTP.

Câmaras na liderança

Já as Câmaras avaliadas como Diamante são Indaiatuba, Sales, Quintana, Adamantina, Jaú, Campinas, Lavrinhas, Ibirá e Itatiba. Ao todo, 12 municípios paulistas estão na categoria Diamante, entre prefeituras e Câmaras Municipais.

Na categoria Ouro estão 695 municípios paulistas. Já na Prata, 557 prefeituras e Câmaras.
Paulistas em 15º

O estado de São Paulo está apenas na 15ª no índice nacional, contando todos os estados e o Distrito Federal, com 63,30%. O Estado está um pouco abaixo da média nacional, que é de 63,94%.

O estado com a maior transparência das informações públicas é o Pará, com 89,98%. Curiosamente, o com a menor também está na região norte: Amazonas, com 25,7%. O Rio Grande do Sul não entrou na contabilidade.
Índice nacional

O índice de transparência das informações públicas de estados e municípios brasileiros ficou em 63,94% em 2024. Os dados foram revelados pelo PNTP, liderado pela Atricon.

A análise se baseia em uma série de critérios de avaliação que ajudam a medir o grau de transparência das entidades públicas, permitindo comparações e gerando indicadores de melhoria.

ara Edilson Silva, presidente da Atricon, os critérios técnicos rígidos fizeram com que o programa conquistasse relevância e a credibilidade. Com isso, com que todo gestor queira participar e ser certificado.
Ciclo de 2025

A Atricon divulgou, na segunda-feira (10/2), o cronograma do ciclo de 2025 do PNTP. As atividades deste ano iniciaram na última quinta (6/2) com a análise de contribuições e sugestões para o aprimoramento do Programa.

Nos dias 20 e 21 de março, as equipes técnicas designadas pelos Tribunais de Contas (TCs) para a execução do levantamento passarão por capacitação no TCDF, em Brasília. Na ocasião serão apresentados os regulamentos e as ferramentas que serão utilizados no ciclo de 2025.

O evento contará ainda com a participação de integrantes do Comitê Executivo do PNTP e membros da comissão do Projeto Transparência Pública da Atricon.





2025Ranking TransparênciaTaboão da Serra
Notícias Relacionadas
  • Clima

    Nova frente fria chega com temperaturas mais amenas a Taboão da Serra, Embu e Itapecerica nesta semana
  • Serviço

    Taboão da Serra: último dia para atualização cadastral do Bolsa Família é nesta segunda (30); saiba mais
  • Ação do Bem

    Policiais militares salvam recém-nascido engasgado com leite materno em Osasco
  • Região

    Bairro Paulista revitaliza área de esporte e lazer no bairro das Palmeiras, em Juquitiba
publicidade

Sobre

  • Quem Somos
  • Anúncie Aqui
  • Últimas Notícias
  • Fale Conosco
WhatsApp
11 98432-5544

O TABOANENSE é o maior portal de notícias diárias da região da grande São Paulo desde 2002 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Paulo.
Todos os Direitos Reservados
O Taboanense © 2020

Disponível no Google Play Disponível na Apple Store

desenvolvido por

www.flokin.com.br
GRUPO O TABOANENSE DE COMUNICAÇÃO - v6.1.6