Prefeitura de Taboão da Serra entrega 41 títulos de posse e prevê mais 1.500 regularizações até o fim do ano

A Prefeitura de Taboão da Serra entregou nesta terça-feira, dia 29, 41 títulos de posse para famílias do bairro Ponte Alta, por meio do trabalho da Secretaria Municipal de Habitação. A ação faz parte do processo de regularização fundiária que busca garantir segurança jurídica às moradias construídas sem documentação formal na cidade.
Segundo o secretário de Habitação, Márcio Ferreira, os moradores contemplados aguardavam há 13 anos a escritura definitiva de suas residências. “Tivemos a oportunidade de contemplar 41 famílias que, desde 2013, esperavam a escritura de seus apartamentos nos condomínios Ipê e Jequitibá”, afirmou.
Durante o evento, o prefeito Engenheiro Daniel reforçou o compromisso da gestão com a entrega de mais documentos ainda este ano. “Isso é um sonho das pessoas. Temos mais de cinco mil imóveis antigos sem escritura. Nós assumimos esse compromisso e estamos fazendo. Essa é a segunda entrega e até o final do ano entregaremos pelo menos duas mil escrituras”, garantiu.
O projeto também conta com o apoio do governo estadual. “Agradecemos ao governador Tarcísio, que foi fundamental para que pudéssemos realizar esse sonho, especialmente no caso do Parque Laguna, onde mais de quatrocentas famílias foram atendidas”, destacou o prefeito.
A vice-prefeita, Érica Franquini, também celebrou os avanços. “O Laguna era um antigo sonho do prefeito, mais de 30 anos de luta. Graças à gestão do engenheiro Daniel, conseguimos realizar o sonho da população. Eu sou suspeita para falar, porque o Laguna sempre foi muito importante para mim”, disse.
Projeto contínuo
A entrega faz parte de um esforço contínuo da atual gestão para avançar na regularização fundiária do município. “Já tivemos a oportunidade, no Pq. Laguna, de entregar quase 500 matrículas para famílias que aguardavam a documentação desde 1994”, lembrou o secretário.
Apesar do avanço, Márcio Ferreira reconhece que o desafio ainda é grande. “Temos aproximadamente 10 mil famílias em Taboão da Serra sem a documentação de seus imóveis. Isso representa cerca de 40 mil pessoas vivendo em moradias informais”, pontuou.
Ainda para 2025, a Secretaria de Habitação projeta a entrega de mais 1.500 títulos de propriedade, além de concluir a regularização das 13 famílias restantes no condomínio Ipê e Jequitibá. “Estamos em diálogo com o cartório de registro de imóveis e vamos dar assessoria para que essas famílias também recebam seus documentos ainda este ano”, garantiu.
“O prefeito nos incumbiu dessa missão e estamos criando a legislação necessária. Sabemos que é difícil, mas ainda temos três anos e meio de governo e vamos trabalhar para alcançar todas essas famílias”, concluiu Márcio Ferreira.