Prefeitura de Taboão da Serra encerra testes no sistema viário do Pq. Assunção neste sábado (11)
A Prefeitura de Taboão da Serra vai encerrar, neste sábado (11), os testes no sistema viário do Pq. Assunção e do Jd. Monte Alegre. A decisão, segundo apurou o Blog do Toledo, foi tomada pelo prefeito Engenheiro Daniel, após avaliação de que as mudanças causaram mais prejuízos do que benefícios ao trânsito.
Com isso, o sistema viário deve voltar ao formato anterior já na manhã de sábado. A expectativa inicial da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana era manter os testes por pelo menos 15 dias, período considerado necessário para adaptação dos motoristas.
A decisão foi motivada por dois fatores. O primeiro foi o aumento dos congestionamentos, especialmente nos horários de pico, que se espalharam pela região central da cidade. O segundo foi o desgaste nas redes sociais, com forte repercussão negativa entre moradores.
Na segunda-feira (6), durante coletiva com a imprensa regional, o prefeito já havia sinalizado dúvidas sobre a eficácia das mudanças, embora tenha autorizado a fase de testes.
“A gente tem que ser bem honesto e sincero, é uma fase de teste. Se não der certo, se a população for contra, a gente volta para o que era sem problema nenhum. Já fizemos um teste quando fechamos o cruzamento da rua Francisco Celso com a avenida Taboão da Serra, nunca apanhei tanto nas redes sociais. Nos dias seguintes voltamos como era”, afirmou.
As intervenções foram realizadas pela Secretaria de Trânsito e incluíram mudanças na Praça Miguel Ortega, que passou a funcionar como uma grande rotatória, com fluxo em sentido único em direção ao Parque das Hortênsias.
Já a Avenida Armando de Andrade passou a ter mão única no trecho entre as avenidas José André de Moraes e Jovina de Carvalho Dau, no sentido Centro, em direção ao Largo do Taboão.
Segundo a Prefeitura, o objetivo era melhorar a fluidez do tráfego nos horários de pico e aumentar a segurança de motoristas, pedestres e usuários do transporte público.
Durante os cinco dias de testes, os motoristas não podiam mais acessar a Praça Miguel Ortega no sentido da Rua Pedro Mari. Quem saía da Rua das Camélias, por exemplo, era direcionado ao Parque das Hortênsias, seguindo pela Rua das Rosas, Rua Paulina Ortega e, depois, pela Avenida José André de Moraes, de onde podia acessar a Avenida Taboão da Serra ou a própria Avenida Armando de Andrade.